(VÍDEO) Modernizado, Museu Casa de Brusque lança anuário “Notícias de Vicente Só”

O Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (19) recebeu os convidados, a historiadora Luciana Pasa Tomasi, coordenadora do Museu Casa de Brusque, e o escritor e historiador Celso Deucher para falar sobre a nova fase do espaço cultural e o lançamento do anuário “Notícias de Vicente Só” – edição 2025.

Ao longo da entrevista, os convidados explicaram que o museu passou por uma ampla reestruturação nos últimos cinco anos, com investimentos de cerca de R$ 2,6 milhões por meio das leis de incentivo PRONAC e PIC. Os recursos foram usados para reforma do prédio, tratamento técnico do acervo, higienização e catalogação de peças, documentos e fotografias, além da criação de um novo projeto expositivo.

Luciana destacou que o museu hoje está “totalmente diferente” e mais organizado para atender pesquisadores e a comunidade. Segundo ela, já são cerca de 25 mil fotos no acervo, das quais aproximadamente 5 mil já foram digitalizadas, além dos primeiros jornais da cidade, como o Brusque Zeitung e O Progresso.

O espaço também ganhou recursos tecnológicos e de acessibilidade, como iluminação especial em fibra óptica para valorizar peças históricas, telas interativas com linha do tempo, conteúdos traduzidos para o alemão, recursos em Libras, audiodescrição e rampas para pessoas com mobilidade reduzida. A proposta é encantar o público, especialmente crianças e jovens, aproximando-os da história local.

Deucher ressaltou que, após a reinauguração em agosto, o Museu Casa de Brusque registrou um aumento expressivo de público, com mais de 4 mil visitantes no último ano, entre eles mais de 150 professores e diversas turmas da rede municipal, em projetos que incluíram até transporte custeado pelo próprio museu.

Outro destaque do programa foi o anúncio do lançamento do anuário “Notícias de Vicente Só” – edição 2025, que acontece no dia 27 de novembro, às 19h, no Museu Casa de Brusque. A publicação dá continuidade ao trabalho iniciado por Ayres Gevaerd em 1977 e reúne artigos de historiadores, pesquisadores e colaboradores sobre a história de Brusque e região. O evento também marcará o encerramento da exposição temporária “Do outro lado do oceano – 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina”.

Durante a entrevista, Celso e Luciana reforçaram que a entrada no museu é gratuita e destacaram a importância do apoio das empresas e de pessoas físicas por meio das leis de incentivo, para garantir a manutenção e continuidade dos projetos culturais.

O convite foi estendido aos ouvintes da Cidade FM: quem ainda não conhece o Museu Casa de Brusque é incentivado a visitar o espaço e aproveitar a nova estrutura, que combina memória, tecnologia e acessibilidade.

Cronograma de funcionamento da Prefeitura no feriado da Consciência Negra

Devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20), e ao ponto facultativo na sexta-feira (21), a Prefeitura de Brusque não terá atendimento nesses dois dias. A sede administrativa, assim como as fundações e autarquias, estará fechada. Os atendimentos retornam normalmente na segunda-feira (24). Os serviços de Saúde também estarão fechados. Em casos de urgência, a população deve...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Motoristas ignoram sinalização e causam transtornos na rua Nova Trento

Na manhã desta quarta-feira (19), por volta das 7h30, um ouvinte da Cidade FM enviou imagens e vídeos que flagraram mais um episódio de imprudência no trânsito de Brusque. Desta vez, a irregularidade ocorreu no bairro Azambuja, na Rua Fernando Leoni,  via localizada atrás do Hospital Azambuja, com acesso à Rua Nova Trento e, à esquerda, à Rua Azambuja. Apesar de ser uma rua de mão única, o local tem se...
Continuar lendo...

Estufa com 200 plantas de maconha é encontrada pela polícia

Uma operação da Polícia Civil resultou na apreensão de uma grande quantidade de maconha e na prisão de dois homens na manhã desta terça-feira (18). Os investigadores localizaram uma estrutura clandestina usada para o cultivo da droga, onde foram encontrados cerca de 85 quilos de matéria bruta. Ocorrência essa registrada nas localidades do interior de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina. A ação teve...
Continuar lendo...