O Rádio Revista Cidade desta quarta-feira (19) recebeu os convidados, a historiadora Luciana Pasa Tomasi, coordenadora do Museu Casa de Brusque, e o escritor e historiador Celso Deucher para falar sobre a nova fase do espaço cultural e o lançamento do anuário “Notícias de Vicente Só” – edição 2025.
Ao longo da entrevista, os convidados explicaram que o museu passou por uma ampla reestruturação nos últimos cinco anos, com investimentos de cerca de R$ 2,6 milhões por meio das leis de incentivo PRONAC e PIC. Os recursos foram usados para reforma do prédio, tratamento técnico do acervo, higienização e catalogação de peças, documentos e fotografias, além da criação de um novo projeto expositivo.
Luciana destacou que o museu hoje está “totalmente diferente” e mais organizado para atender pesquisadores e a comunidade. Segundo ela, já são cerca de 25 mil fotos no acervo, das quais aproximadamente 5 mil já foram digitalizadas, além dos primeiros jornais da cidade, como o Brusque Zeitung e O Progresso.
O espaço também ganhou recursos tecnológicos e de acessibilidade, como iluminação especial em fibra óptica para valorizar peças históricas, telas interativas com linha do tempo, conteúdos traduzidos para o alemão, recursos em Libras, audiodescrição e rampas para pessoas com mobilidade reduzida. A proposta é encantar o público, especialmente crianças e jovens, aproximando-os da história local.
Deucher ressaltou que, após a reinauguração em agosto, o Museu Casa de Brusque registrou um aumento expressivo de público, com mais de 4 mil visitantes no último ano, entre eles mais de 150 professores e diversas turmas da rede municipal, em projetos que incluíram até transporte custeado pelo próprio museu.
Outro destaque do programa foi o anúncio do lançamento do anuário “Notícias de Vicente Só” – edição 2025, que acontece no dia 27 de novembro, às 19h, no Museu Casa de Brusque. A publicação dá continuidade ao trabalho iniciado por Ayres Gevaerd em 1977 e reúne artigos de historiadores, pesquisadores e colaboradores sobre a história de Brusque e região. O evento também marcará o encerramento da exposição temporária “Do outro lado do oceano – 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina”.
Durante a entrevista, Celso e Luciana reforçaram que a entrada no museu é gratuita e destacaram a importância do apoio das empresas e de pessoas físicas por meio das leis de incentivo, para garantir a manutenção e continuidade dos projetos culturais.
O convite foi estendido aos ouvintes da Cidade FM: quem ainda não conhece o Museu Casa de Brusque é incentivado a visitar o espaço e aproveitar a nova estrutura, que combina memória, tecnologia e acessibilidade.



