Na tarde deste sábado (22), três pessoas, duas mulheres, de 26 e 19 anos, e uma criança de 9 anos, foram arrastadas pela correnteza do Rio Lageado, em São Lourenço do Oeste, após a ocorrência de uma cabeça d’água. O incidente aconteceu por volta das 16h40min, quando um grupo de cinco pessoas estava tomando banho de rio e foi surpreendido pelo aumento repentino do volume e da força da água, provocados pela forte chuva na região.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, o fenômeno da cabeça d'água arrastou as três vítimas por cerca de 200 metros, até que elas foram levadas por uma cachoeira com queda de aproximadamente quatro metros. Dois membros do grupo conseguiram escapar a tempo, mas as três vítimas foram arrastadas rio abaixo e ficaram à mercê da correnteza.
Felizmente, um morador local ouviu os gritos de socorro e acionou os bombeiros. As equipes de resgate conseguiram retirar as vítimas da água. Após a avaliação médica, foi confirmado que apenas uma das vítimas sofreu ferimentos leves. Todas foram liberadas depois do atendimento.
O Fenômeno da Cabeça D’Água
A cabeça d’água é um fenômeno natural que ocorre quando há chuva intensa em pontos isolados e elevados de um rio, como na sua nascente. A água sobe rapidamente, criando um aumento abrupto no volume e na força da correnteza, o que pode surpreender banhistas. Em rios maiores, o fenômeno pode passar despercebido até o momento em que a correnteza atinge os banhistas, tornando-se perigosa.
Esse tipo de evento, por vezes, é confundido com a tromba d’água, mas são fenômenos bem distintos. A tromba d’água é caracterizada por um tornado sobre a água, geralmente em rios largos ou no mar, enquanto a cabeça d’água é simplesmente o aumento súbito de volume de água provocado por chuvas fortes em áreas mais altas do curso do rio.



