A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu uma investigação de maus-tratos qualificado contra animais e indiciou um homem por abandonar três cadelas em uma casa no bairro Córrego Grande, em Florianópolis. O caso foi apurado pela Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC).
Segundo o inquérito, o suspeito, que era inquilino do imóvel, mudou-se do local sem quitar as dívidas com o proprietário e deixou para trás três cachorras sem raça definida, uma adulta e duas filhotes. Elas foram encontradas sem água, sem alimento e em um ambiente extremamente sujo. Vizinho relataram ter ajudado nos cuidados básicos, apesar da postura arisca da fêmea adulta, que estaria agindo por fome e na tentativa de proteger os filhotes.
Durante o interrogatório, o tutor afirmou que teria combinado com moradores vizinhos para que cuidassem dos animais até que ele retornasse para buscá-los. No entanto, a versão foi desmentida pelas testemunhas ouvidas no processo.
Com a investigação concluída, o caso foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para providências. O crime de maus-tratos qualificado prevê pena de até cinco anos de prisão, além de multa.
As três cadelas foram resgatadas pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA) de Florianópolis, onde receberam atendimento veterinário e todos os protocolos necessários para futura adoção responsável




