Proerd forma mais de 2 mil alunos em cerimônia na Arena Multiuso

Na noite desta quarta-feira (26), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou a formatura de 2.265 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), representando 37 escolas do município. O evento reuniu autoridades civis e militares, entre elas o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior, o comandante regional da polícia militar, coronel Ronaldo da Silva Cruz, o prefeito em exercício Deco Batisti, além de professores, pais e familiares dos formandos.

Do total de concluintes, 216 são crianças do Proerd Kids, que engloba estudantes da pré-escola e do 1º ano. Essa etapa conta com quatro encontros, voltados para cuidados pessoais, fortalecimento dos vínculos familiares e noções básicas de segurança, como saber nome completo dos pais e endereço.

A importância da participação da família no desenvolvimento das crianças foi destacada durante a cerimônia.

“Eu sempre costumo dizer que o Proerd é aquela sementinha que a gente planta na criança. Ela precisa germinar, crescer e se tornar uma planta vigorosa. E quem vai fazer isso, são os pais, são os parentes, são os amigos, que vão regar essa planta todo dia com muito amor, com muito carinho, compreensão e principalmente com educação”, destacou tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior.

“Os jovens precisam de limites e é os pais que vão fazer essa criança se desenvolver para a vida. Com os ensinamentos da Polícia Militar e com a participação dos pais na vida dessa criança não tem como dar errado, com certeza ela vai se tornar um cidadão de sucesso no futuro”, concluiu.

Outros 2.049 alunos, distribuídos em 83 turmas de 5º ano, participaram do módulo tradicional, composto por dez encontros semanais. As aulas abordam o poder das escolhas individuais, os efeitos das drogas na saúde, riscos do envolvimento com violência e maneiras seguras de lidar com situações de pressão. A prevenção ao bullying e o desenvolvimento da boa cidadania fecham o ciclo de aprendizagem.

A atuação de longa data da polícia militar e a relevância do Proerd na formação cidadã também foram mencionadas durante o evento.

“O PROERD planta a semente do bem nessas crianças, e os frutos já estão sendo colhidos. Brusque é, hoje, a cidade mais segura do país, resultado direto desse trabalho. Esse é um fruto cultivado há 26 anos pela Polícia Militar. Hoje, vemos os resultados e, com certeza, com toda essa alegria e entusiasmo, esse trabalho realizado com tanto carinho junto às crianças continuará dando frutos daqui a 10, 20, 30 anos”, destacou Deco Batisti prefeito em exercício.

A cerimônia lotou a arena multiuso e ao final todos os alunos foram presenteados com a mascote Daren. O certificado de todos será entregue posteriormente em sala de aula.

Homem é indiciado por abandonar três cadelas em residência

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu uma investigação de maus-tratos qualificado contra animais e indiciou um homem por abandonar três cadelas em uma casa no bairro Córrego Grande, em Florianópolis. O caso foi apurado pela Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC). Segundo o inquérito, o suspeito, que era inquilino do imóvel, mudou-se do local sem quitar...
Continuar lendo...

Nova ponte na Limeira tem vigas instaladas

Durante a manhã desta quarta-feira (26), foram instaladas as vigas da nova ponte da rua Alberto Pretti, na Limeira. Para a realização do trabalho, foi preciso realizar a interdição parcial da ponte atual, mas não houve retenções no trânsito na localidade durante os serviços. Para a instalação das vigas, foi necessário utilizar um guindaste e, no período da tarde, foi iniciado o processo de...
Continuar lendo...

Moradores cobram ação contra cerol após acidente com criança no Rio Branco

Uma reunião no CEI Hilário Zen na última segunda-feira (24) colocou em pauta a segurança contra o uso de cerol e linha chilena, depois de um acidente grave que atingiu uma menina de 7 anos e seu pai no Bairro Rio Branco. A criança e o pai sofreram cortes no nariz enquanto ela pedalava, no dia 13 de novembro, e participaram do encontro, mostrando o impacto direto do problema na comunidade. Cerca de 40 moradores, pais de alunos, vereadores e representantes da...
Continuar lendo...