(VÍDEO) Falta de vagas temporárias surpreende no fim de ano, aponta diretor do Sine Brusque

Apesar da chegada do fim de ano e da expectativa tradicional por vagas temporárias no comércio, o cenário atual em Brusque é bem diferente. O diretor do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Brusque, Rodrigo Gesser, informou que o órgão não tem registrado o aumento de oportunidades típico do período de Natal, especialmente no varejo e em setores que costumam reforçar equipes para as festas de fim de ano.

A entrevista com Gesser foi ao ar na manhã desta quinta-feira (27), no programa Rádio Revista Cidade, quando ele detalhou o movimento do mercado de trabalho local. Segundo o diretor, o volume de vagas específicas para o fim de ano é bem abaixo do esperado: “A gente não tem quase oferta de emprego, pelo menos que a gente recebeu no Sine, né?”. Ele avalia que muitas empresas podem estar adotando outra estratégia, como a reorganização interna de equipes e o uso antecipado de contratações ao longo do ano, sem abrir vagas temporárias exclusivas para o Natal.

Gesser também relacionou essa mudança ao crescimento das vendas on-line e à transformação do comércio. Empresas que antes dependiam fortemente do atendimento presencial hoje investem em e-commerce, marketplace e serviços de entrega, o que altera o perfil das contratações. Ele lembrou ainda o papel da Sala do Empreendedor e do MEI nesse novo contexto, com muitos trabalhadores optando por formalizar atividades autônomas em vez de buscar o emprego tradicional com carteira assinada.

Outro ponto abordado foi a dificuldade de muitos trabalhadores com o custo de moradia em Brusque, especialmente para quem migra de outros estados. Gesser citou ondas de chegada de trabalhadores de diferentes regiões do país e comentou que o município estuda, para os próximos anos, modelos de programas de habitação voltados a aluguel social, como alternativa ao modelo tradicional de financiamento de imóvel. A ideia ainda está em fase inicial e dependerá de articulação com outras secretarias e esferas de governo.

Mesmo com as mudanças de perfil e a redução de vagas temporárias de fim de ano, o Sine Brusque segue com um número significativo de oportunidades abertas. “Hoje, a gente está com 259 vagas abertas em Brusque”, destacou Gesser, lembrando que há chances também para quem não tem experiência, especialmente em funções auxiliares, e que muitos empregos oferecem benefícios além do salário. Ele reforçou que o papel do Sine é ser o “meio-campo” entre empresas e candidatos, aproximando quem precisa contratar de quem procura uma oportunidade de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.

(VÍDEO) Secretário comenta impactos, demandas e propostas para ajustes no trânsito

A entrevista com o secretário de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Emerson Andrade, foi ao ar na manhã desta quinta-feira (27), no programa Rádio Revista Cidade, trazendo um panorama detalhado sobre os impactos das recentes intervenções viárias no Jardim Maluche e redondezas. Andrade explicou pontos discutidos com moradores, analisou os efeitos já percebidos no tráfego e detalhou os próximos passos da secretaria. Logo no...
Continuar lendo...

Discussão acaba com pai sendo agredido pelo filho

Um homem sofreu traumatismo craniano após ser atacado pelo próprio filho durante uma discussão familiar na noite de quarta-feira (26). A agressão ocorreu por volta das 22h33, na rodovia Gentil Batisti Archer, no bairro Santa Luzia. Quando os bombeiros chegaram ao endereço, a equipe avançada do Samu já realizava os primeiros atendimentos. A vítima apresentava ferimentos significativos na cabeça, provocados por um golpe com algum...
Continuar lendo...

Comitiva da Justiça Federal visita o Museu Casa de Brusque

O Museu Casa de Brusque recebeu, na manhã de quarta-feira, 26, a visita de uma comitiva da Justiça Federal da Região Sul do Brasil. A passagem pelo espaço cultural integrou a agenda dos magistrados e servidores que estiveram no município para participar das celebrações pelos 20 anos da instalação da primeira Vara Federal de Brusque. Entre os visitantes, estavam o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região...
Continuar lendo...