Criminoso que filmava torturas e participava de sequestros é preso em SC

A Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul, deflagrou nesta quinta-feira (27) a Operação Omertà. Durante o cumprimento das ordens judiciais, quatro pessoas foram presas. Elas estão ligadas a crimes de torturas, sequestros e extorsões em Caxias do Sul.

As ações ocorreram de forma simultânea em Caxias do Sul (RS) e Imbituba (SC). As diligências em SC contaram com o apoio da Decap – Delegacia de Capturas e da Dras – Delegacia de Roubos e Antissequestro, ambas pertencentes ao Deic da Polícia Civil de Santa Catarina, que auxiliaram na localização e captura de um investigado que havia fugido para SC.

Segundo o Delegado Rodrigo Kleger Duarte, as investigações apontaram que os crimes tinham como motivação a cobrança de dívidas diversas, abrangendo tanto débitos relacionados ao tráfico de drogas quanto dívidas contraídas com agiotas, que terceirizavam o serviço de cobrança violenta, contratando o torturador e seus comparsas para intimidar, ameaçar e agredir as vítimas.

A ofensiva marca o avanço das apurações iniciadas após a prisão do primeiro suspeito, identificado como torturador. Ele foi capturado após a recuperação de vídeos em seu aparelho celular, nos quais aparecia agredindo e ameaçando vítimas mantidas em cativeiro entre maio e agosto deste ano. No cumprimento do mandado de busca, foram apreendidos entorpecentes, celulares, instrumentos idênticos aos utilizados nas agressões — como um pé de cabra e um bastão — além de roupas semelhantes às vistas nas gravações e máquinas de choque, reforçando a materialidade dos fatos e o modus operandi empregado nas sessões de tortura.

A partir da análise aprofundada do material probatório, a 1ª DP/Caxias do Sul identificou o segundo participante das ações criminosas, responsável por auxiliar no sequestro, na logística e na filmagem das torturas. Após fugir para Santa Catarina, ele foi localizado e preso nesta manhã.

Também foi capturado, no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul, um homem apontado como contratante do torturador. Ele é investigado por ordenar a cobrança violenta de uma dívida e suspeito de ter mandado espancar uma vítima no bairro Lourdes, em maio deste ano.

O terceiro investigado preso, detido em sua residência no bairro Desvio Rizzo, é apontado por realizar cobranças com extrema violência. “Em um dos episódios já documentados, teria invadido a residência de uma vítima, colocado-a de joelhos diante das filhas menores, apontado uma arma contra sua cabeça e gravado um vídeo exigindo o pagamento de dívidas vinculadas à agiotagem praticada na cidade”, explicou o Delegado.

O quarto investigado teve sua prisão preventiva decretada. Trata-se do torturador já identificado na primeira fase das diligências, após a consolidação de provas contundentes que confirmaram sua participação direta nos crimes investigados.

“Ao todo, desde o início das ações, cinco pessoas foram presas no âmbito da Operação Omertà, que resultou na elucidação de crimes de tortura, sequestro e extorsão praticados pelo grupo criminoso. Os detidos serão encaminhados ao sistema prisional e permanecerão à disposição do Poder Judiciário”, complementou o Delegado Rodrigo Kleger Duarte.

Trabalhador morre após picada de inseto em área de mata

Um homem de 40 anos, identificado como Jefferson Mateus Orige, morreu na tarde de quarta-feira (26) após apresentar um quadro grave de anafilaxia enquanto trabalhava em uma área de mata em Treviso, no Sul de Santa Catarina. Segundo informações do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul), o trabalhador atuava na instalação de uma rede de internet quando teria sido picado por um inseto. A reação...
Continuar lendo...

"Vovó do Tráfico" é presa após condenação por envolvimento com drogas

Na manhã desta quarta-feira (26), uma operação da Polícia Civil terminou com a prisão de uma mulher de 63 anos, conhecida como “Vovó do Tráfico”. Ela foi localizada em Otacílio Costa, na Serra catarinense, onde teve o mandado de prisão definitiva cumprido pelas equipes da Delegacia de Polícia do município. A investigação, conduzida ao longo de 2024, apontou o envolvimento da idosa no...
Continuar lendo...

Mulher fica ferida após colisão seguida de capotamento em São João Batista

  Na manhã desta quinta-feira (27), uma mulher ficou ferida após uma colisão seguida de capotamento na rua José Antônio Soares, no Bairro Ribanceira do Sul, em São João Batista.   Conforme informações levantadas no local, dois veículos, um Nissan Versa e um Fiat Argo, seguiam de Canelinha para São João Batista quando o acidente ocorreu. A condutora do Versa tentou ultrapassar o Argo, mas acabou...
Continuar lendo...