Apae de Brusque é homenageada na Alesc

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque foi homenageada na última segunda-feira, 24 de novembro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Na ocasião, a entidade brusquense foi reconhecida pelo seu pioneirismo e pelos 70 anos de dedicação, acolhimento e serviços às pessoas com deficiência, bem como por promover a transformação social do Estado. A Sessão Especial da Alesc foi em comemoração dos 20 anos da Lei estadual nº 13.633/2005, popularmente conhecida como “Lei das APAEs”, que garantiu repasses mensais do Fundo Social às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado.

A solenidade, realizada na sede da Alesc, contou com a participação de centenas de representantes de demais Apaes de todo o Estado, além de lideranças políticas. Colaboradores da Apae de Brusque e integrantes da diretoria da entidade também estiveram presentes.

A placa comemorativa foi recebida pelo presidente da Apae de Brusque, Renato Roda. "Ficamos muito felizes com a homenagem. Hoje, são 201 Apaes no Estado e 31 mil alunos matriculados nessas instituições. Então, o sonho do Dr. Carlos e da dona Ruth Moritz se transformou e multiplicou, levando atendimento qualificado a todas as pessoas com deficiência no estado", comentou Roda.

Lançamento de livro
Além disso, na terça-feira, 25, o presidente da Apae, acompanhado da vice-presidente, Maria Tereza Moritz Montibeller; do ex-presidente Sebastião Póia; e do então diretor financeiro da entidade, Cândido Godoy; estiveram novamente em Florianópolis, na solenidade de lançamento do livro "Histórias de vida, capítulos de amor”, da jornalista Juliana Vinhas. A obra marca também 20 anos da Lei das Apaes (Lei 13.633/2005).

A solenidade, realizada no hall do Palácio Barriga Verde, reuniu autoridades e integrantes do movimento apaeano de todo o Estado. “Família Moritz foi a primeira a ser visitada e entrevistada e ficamos felizes, em ver, mais uma vez, a história de pioneirismo da Apae e também do Pierre Moritz, além de demais histórias de outras Apaes do Estado, relatadas no livro”, comentou Roda.

Os representantes da Apae de Brusque também aproveitaram a ida a Florianópolis para visitar algumas lideranças políticas e solicitar apoio a projetos em prol da entidade. “Fizemos contato com alguns deputados, já que estamos no período de aprovação de várias emendas parlamentares. Deixamos vários projetos, com a esperança de que, pelo menos, alguns sejam aprovados. Este é o caminho que buscamos para atender algumas necessidades, que só serão possíveis de serem realizadas com investimentos, por meio dessas emendas, como reformas e ampliações, buscando sempre a melhoria dos atendimentos aos nossos educandos”, frisou Roda.

Saiba mais
Fundada em 14 de setembro de 1955, a APAE de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz, que frequentou a entidade até 2022. Atualmente, 324 usuários recebem atendimento. Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação.

Jovem morre em acidente de trabalho dentro de silo de soja

Um jovem de 19 anos, identificado como Guilherme Klaumann, morreu em um grave acidente de trabalho na manhã desta quinta-feira (27), na SC-110, no bairro Bela Vista, em Ituporanga. O caso ocorreu por volta das 9h, quando dois funcionários realizavam serviços no interior de um silo de soja de uma empresa da cidade. Segundo as equipes de socorro, ao chegar no local um dos trabalhadores foi encontrado consciente e orientado, com fratura em um dos braços. Ele...
Continuar lendo...

Acidente entre carro e caminhão é registrado em Brusque

No início da manhã desta sexta-feira (28), uma colisão entre dois veículos foi registrada na rodovia Ivo Silveira, no bairro Bateas, em Brusque. O acidente aconteceu por volta das 08h30. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o acidente envolveu um GM/Corsa Hatch Premium, conduzido por um homem de 68 anos, e um caminhão Mercedes-Benz 1420, dirigido por um homem de 36 anos. Apesar do impacto, ninguém ficou ferido e a pista permaneceu...
Continuar lendo...

Curso de Educação Especial da UNIFEBE é reconhecido com o conceito 5 do MEC

O processo de avaliação externa do curso de Educação Especial do Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE) recebeu o conceito 5 para o curso como resultado. Ele foi oficializado após o processo de Avaliação Externa Virtual in loco, vinculado ao processo de Reconhecimento. A comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) / vinculado...
Continuar lendo...