Brusque discute rumos da economia em reunião do Pedem

Como desejamos Brusque daqui a dez anos? Qual visão de futuro queremos construir? Essas e outras questões nortearam a reunião realizada na quinta-feira, 27 de novembro, na sede da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AmpeBr), que deu continuidade ao processo de revisão dos Eixos Estratégicos do Plano de Desenvolvimento Econômico de Brusque (Pedem).

O encontro contou com a presença do presidente da AmpeBr, Mauro Schoening; do presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Marlon Sassi; diretores de ambas as entidades; representantes do Sebrae, Senac, Sesi/Senai e Convention & Visitors Bureau; além do procurador-geral do Município, Rafael Maia; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowsky; e do secretário da Fazenda, Guilherme Ouriques.

O Pedem define diretrizes e ações para o fortalecimento econômico do município, integrando poder público, setor produtivo e sociedade organizada. Elaborado em 2020, o documento passa por atualização após cinco anos, para alinhar-se às novas realidades e desafios de Brusque.

“A AmpeBr fica muito feliz em abrir suas portas e receber todos os envolvidos nesse projeto, que iniciou há cinco anos. As estradas se modificaram, o turismo se transformou, os impostos estão sendo revistos em níveis federal, estadual e municipal. Assim, também precisamos rever esse novo modelo do Pedem, que interessa a todos aqui. Discutir melhorias para diversos setores, em prol do desenvolvimento, é muito gratificante, pois esses debates convergem em benefício de toda a população”, destacou o presidente da AmpeBr, Mauro Schoening.

Revisão e tributação


Ao longo do encontro, o consultor do Sebrae e responsável pelo Pedem, Érito Bauer, apresentou dados e características da cidade que servem de base para orientar os eixos e o desenvolvimento dos trabalhos. Ele também resgatou os cinco eixos selecionados em 2020: Construção Civil; Tecnologia, Inovação e Educação; Indústria Têxtil; Indústria de Confecção; e Indústria Eletrometalmecânica; que serão atualizados e reorganizados em quatro.


A revisão do Pedem também envolve a análise das mudanças trazidas pela reforma tributária, que altera a forma de arrecadação municipal a partir de 2026. “Brusque precisa entender o que está acontecendo no mundo e se adaptar a essas realidades para evoluir e crescer de forma sustentável, organizada e com qualidade de vida. A nova tributação será uma grande mudança, e toda mudança de cultura gera necessidades. Precisamos estar preparados para tomar decisões assertivas no momento certo e, nesse sentido, o Pedem contribui muito ao gerar discussões sobre o que é necessário evoluir”, comentou Bauer.


Presente na reunião, o secretário da Fazenda de Brusque, Guilherme Ouriques, também reforçou a importância do trabalho coletivo. “Fico feliz em ver esse grupo engajado, construindo uma visão para o futuro da cidade. E essa visão precisa estar alinhada com a reforma tributária, que mudará a realidade das empresas e da arrecadação local. Ver pessoas convergindo ideias e planejando o futuro, nos faz acreditar que é possível enxergar um horizonte de sucesso para o nosso município”, afirmou.

Alinhamento


O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destacou a relevância da atualização do Plano e da parceria entre Prefeitura, iniciativa privada e sociedade civil organizada. “Agradecemos ao poder público por nos convidar a estarmos juntos para decidir o futuro e os eixos de desenvolvimento que merecem mais atenção. Já se passaram cinco anos desde que iniciamos esse trabalho e agora é o momento de olhar novamente, identificar o que mudou e o que precisa ser aprimorado. A sociedade pode ter certeza de que está representada pelas 900 empresas associadas à ACIBr, esses 900 CNPJs e seus colaboradores, e pelas demais entidades aqui presentes. Como empresários, queremos o melhor para o futuro, que as pessoas se orgulhem de onde vivem, que tenham oportunidades de crescer aqui e serem felizes”, reforçou.


Da mesma forma, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowsky, evidenciou a importância da participação ativa das entidades para o sucesso do projeto a longo prazo. “É um presente que o poder público municipal oferece à cidade, permitindo que cresçamos com um olhar voltado ao desenvolvimento sustentável em diversos setores econômicos e sociais. A união entre poder público e entidades é fundamental para dar sustentação ao projeto e garantir sua perenidade”, afirmou.


A próxima reunião do Pedem está prevista para janeiro de 2026, quando serão definidos os quatro eixos econômicos que orientarão os próximos cinco e dez anos, bem como os planos de ação a serem executados.

 

Saiba mais
O Pedem integra o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, implantado em Brusque em julho de 2019 e lançado oficialmente em setembro do mesmo ano. A última reunião ocorreu em outubro deste ano.
O Plano busca aproximar empreendedores, lideranças, entidades de classe, governo e demais instituições locais para, de maneira articulada e estratégica, planejar o futuro do município. A finalidade é identificar e desenvolver eixos estratégicos que promovam o crescimento econômico de Brusque nos próximos anos e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população. O resultado é um documento construído de forma colaborativa, que define prioridades, identifica oportunidades e propõe ações concretas para impulsionar o desenvolvimento local.

Domingo será de calor intenso e risco de temporais em Santa Catarina

O domingo (30) deve ser marcado por tempo firme nas primeiras horas do dia em Santa Catarina, mas o cenário muda ao longo do período. Segundo a Defesa Civil do Estado, o sol predomina pela manhã e contribui para a rápida elevação das temperaturas em todas as regiões. No Extremo Oeste e no Oeste, os termômetros podem ultrapassar os 35 °C, enquanto nas demais áreas, dos Planaltos até o Litoral, as máximas devem...
Continuar lendo...

Colisão frontal deixa feridos e interdita a Gentil Batistti Archer por uma hora

Uma batida de forte impacto mobilizou equipes de resgate na noite deste sábado ao longo da rodovia Gentil Batisti Archer, em Brusque, nas proximidades do presídio regional. A ocorrência foi registrada por volta das 21h e envolveu dois automóveis que trafegavam em sentidos opostos. De acordo com as informações apuradas no local, um carro modelo GM Ônix acabou acessando a faixa contrária, atingindo de frente uma van Renault que seguia no...
Continuar lendo...

Colisão entre dois carros é registrada em Brusque

Na tarde deste sábado (29), equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender uma colisão entre dois veículos na rua Felipe Schmidt, no bairro São Luiz, em Brusque. O acidente aconteceu por volta das 17h57. Segundo informações de um ouvinte da Rádio Cidade, o acidente envolveu um Ford Focus e um VW Gol. Apesar do impacto, nenhum dos condutores sofreu ferimentos graves. Os bombeiros prestaram atendimento a uma mulher que estava no...
Continuar lendo...