OAB Brusque propõe criação do Conselho Municipal do Direito da Mulher em visita

A OAB Brusque esteve na Prefeitura de Brusque na última terça-feira (23), para apresentar uma proposta institucional: a criação do Conselho Municipal do Direito da Mulher, órgão permanente voltado ao fortalecimento das políticas públicas, participação social e promoção de ações de proteção e garantia de direitos para as brusquenses.

A comitiva da Ordem foi recebida pelo prefeito em exercício, Deco Batisti, e pelo procurador-geral do Município, Rafael Maia. Participaram da reunião a presidente da OAB Brusque, Cristiana Guérios, a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) e tesoureira da OAB Brusque, Daniela Lang, além da vice-presidente CMA, Camila Lorena Ferrero Henle.

Durante o encontro, foram apresentados os objetivos do Conselho, sua relevância para o município e as possibilidades de articulação com as demais políticas públicas já existentes.

A presidente da subseção destacou o compromisso da OAB Brusque em ampliar espaços de debate e formulação de políticas voltadas às mulheres. “A criação deste Conselho é essencial para garantir que as demandas das mulheres sejam ouvidas de forma permanente e qualificada”, pontua.

O prefeito em exercício, Deco Batisti, se mostrou disposto a levar a iniciativa para frente, ressaltando a importância das políticas públicas voltadas à emancipação feminina em todas as áreas da sociedade. “A Prefeitura recebe com muito respeito as pautas trazidas pela OAB. Sabemos da relevância dessa política pública e vamos analisar a proposta com atenção, buscando sempre fortalecer a participação social e a proteção às mulheres do nosso município”, comenta.

A proposta segue agora para análise técnica do Executivo municipal, que deverá avaliar os próximos passos para implementação.

“Um órgão colegiado como esse contribui para qualificar decisões, auxiliar na elaboração normativa e dar suporte às ações voltadas às mulheres. É uma pauta que merece ser tratada com prioridade”, comentou o procurador-geral do município e ex-presidente da OAB Brusque, Rafael Maia.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Daniela Lang, destacou o impacto social da proposta. Para ela, a atuação da mulher na sociedade exige estruturas concretas de apoio. “O Conselho permitirá que essas vozes sejam ouvidas de forma contínua e estruturada”, acrescentou. 

Já vice-presidente, Camila Lorena Ferrero Henle, ressaltou a atuação integrada das comissões da Ordem. “A OAB Brusque segue unida na construção de políticas públicas eficientes e que dialogam com a realidade da nossa cidade. Esse é mais um movimento importante nesse caminho”, finaliza.

Consumidor terá redução no preço da energia elétrica em dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária em dezembro passou da vermelha patamar 1, em novembro, para amarela. Isso significa que o consumidor deixa de pagar R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e passa a pagar R$ 1,885. De acordo com a Aneel, a entrada do período chuvoso no país faz com que a previsão de chuvas para dezembro seja superior às registradas em novembro...
Continuar lendo...

Motociclista fica ferida após batida com carro no Centro

Uma jovem de 25 anos ficou ferida após um acidente entre uma motocicleta e um carro na noite de sábado (29), na Avenida Arno Carlos Gracher, no Centro de Brusque. A vítima precisou ser encaminhada ao hospital para receber atendimento médico. O acidente aconteceu por volta das 19h52, quando houve uma colisão lateral entre uma moto Honda CG 160 e um carro Chevrolet Classic, nas proximidades do número 385 da via. Com o impacto, a condutora da...
Continuar lendo...

Santa Catarina regulamenta cadastro estadual de condenados por crimes sexuais

O Governo de Santa Catarina oficializou a criação do Cadastro Estadual de Pedófilos e Agressores Sexuais, ferramenta que vai reunir informações de pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual e que deve auxiliar o trabalho das forças de segurança em todo o Estado. A regulamentação foi publicada nesta quarta-feira (26) por meio do Decreto nº 1.303, que define como será aplicada a Lei nº 19.097/2024. A...
Continuar lendo...