(VÍDEO) Brusque prepara Natal com novidades na praça, programação estendida e Réveillon na Fenarreco
O programa Rádio Revista Cidade desta terça-feira (2) recebeu o coordenador de eventos Ademir Moraes e a empresária Eni Teresinha Barni Beuting para detalhar a programação de Natal e Réveillon em Brusque. O município aposta em novidades na Praça Barão de Schneeburg, ações solidárias e uma festa de Ano Novo no pavilhão da Fenarreco para manter a cidade em movimento até 1º de janeiro.
Papai Noel “embrulhado para presente” e praça completamente repaginada
A abertura oficial do Natal está marcada para esta sexta-feira, dia 5, na Praça Barão de Schneeburg, no Centro. Ademir adiantou que a estrutura montada no meio da praça, que vem despertando curiosidade, será a nova casa do Papai Noel: uma espécie de “aquário” de vidro climatizado, pensado para o conforto do bom velhinho e das famílias.
“Este ano, o Papai Noel vem embrulhado para presente”, brincou Ademir, ao explicar que a estrutura remete a uma grande caixa de presente, onde o Papai Noel terá seu trono e receberá as crianças para fotos.
A praça também foi totalmente reorganizada em relação a anos anteriores. Palco, casa do Papai Noel e demais elementos foram realocados para oferecer um visual diferente. A tradicional máquina de neve está mantida, mas com mais horários de funcionamento.
Atrações diárias, Papai Noel todos os dias e acesso gratuito
De acordo com Eni, a programação na praça será intensa e contínua até o Natal.
Papai Noel estará na praça todos os dias, das 17h30 às 22h;
A partir das 18h, haverá atrações diárias, com apresentações artísticas sob uma grande tenda montada para garantir o evento mesmo em caso de chuva;
Haverá cadeiras para o público, pensando especialmente em avós e famílias que levam as crianças;
Em média, cerca de 50 brinquedos serão distribuídos por noite, em um segundo momento da programação.
Todos os eventos na praça são gratuitos.
Comércio com horário estendido e centro “respirando Natal”
Representando a CDL, Eni destacou a importância de o Centro “respirar Natal” e reforçou o papel do comércio na construção desse clima.
O horário estendido de fim de ano prevê:
A partir do dia 8, as lojas passam a atender até as 21h;
Dois domingos terão comércio aberto, em horários especiais;
Todos os sábados de dezembro seguem no formato “Sábado Fácil”.
Eni lembrou que Brusque mudou de perfil e não fica mais “deserta” entre Natal e Ano Novo: há grande número de moradores de outros estados que permanecem na cidade, além de turistas que utilizam Brusque como rota ou destino. Por isso, defende que mais lojistas e restaurantes mantenham as portas abertas após o dia 25.
Réveillon no pavilhão da Fenarreco com queima de fogos sem estampido
Atendendo a um pedido da população, manifestado em enquete feita pelo prefeito, a prefeitura e a CDL organizam um Réveillon aberto ao público no pavilhão da Fenarreco.
O evento será realizado na área externa, sobre o asfalto, com:
Três bandas se apresentando a partir das 20h;
Estrutura de alimentação e bebidas;
Queima de fogos sem ruído, para reduzir o impacto em animais, crianças e pessoas sensíveis ao barulho.
A organização prevê que muitas pessoas levem sua própria champanhe e coolers, e já acionou a Polícia Militar para reforço na segurança, especialmente por se tratar de recipientes de vidro.
Para Ademir, o Réveillon em Brusque marca uma virada de chave: “Brusque não fica mais parada. A cidade tem movimento o ano inteiro e o final de ano precisa acompanhar isso”.
Natal solidário, voleibol e sorteios da CDL
A programação de fim de ano também terá forte viés solidário. Ademir lembrou que, nesta sexta-feira (5), às 19h30, na Arena Brusque, o Abel Moda Vôlei estreia na Superliga B em uma partida que também será “Natal Solidário”.
O ingresso pode ser trocado por doações de itens que compõem as receitas do grupo Docinhos Solidários;
Brinquedos também serão arrecadados e posteriormente destinados a crianças em situação de vulnerabilidade.
Na praça, haverá ainda uma caixa de cartas para o Papai Noel, onde as crianças poderão deixar seus pedidos. Pessoas interessadas em ajudar poderão “adotar” cartinhas e presentear crianças que talvez não tivessem condições de ganhar um brinquedo.
Eni reforçou que o Natal é, antes de tudo, uma festa cristã, de amor, paz, gratidão e encontro das famílias. Ela convidou os brusquenses a transformarem esse espírito em gestos concretos de solidariedade.
A CDL também promove dois sorteios de fim de ano para quem compra no comércio local: o primeiro em 6 de dezembro, e o segundo em 23 de dezembro.
“Fim de Ano Encantado” em toda a cidade
Além da praça central, a programação do chamado “Fim de Ano Encantado” se estende aos bairros, com ações em locais como Dom Joaquim e Águas Claras. A meta, segundo os convidados, é que toda a cidade tenha clima de Natal, com decoração, eventos e oportunidades de venda para o comércio de bairro.
“Eu jamais penso só no meu comércio. Penso na cidade como um todo”, resumiu Eni, ao destacar os mais de 30 anos de atuação junto à CDL e o compromisso em fortalecer Brusque como destino de compras, lazer e convivência também no fim de ano.



