STF: julgamento pode condenar mais seis réus pela trama golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (8) o julgamento que pode condenar seis réus do núcleo 2 da trama golpista. A sessão está prevista para começar às 9h.

O julgamento será realizado de forma presencial pela Primeira Turma da Corte. Os ministros Alexandre de Moraes, relator da ação penal, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia fazem parte do colegiado.

A ação penal envolve Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro; Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro; Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Mário Fernandes, general da reserva do Exército; Marília de Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça e Fernando de Sousa Oliveira, ex-diretor de Operações do Ministério da Justiça.

Os réus são acusados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Acusações

De acordo com a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o réu Filipe Martins atuou como um dos articuladores para elaboração da minuta do golpe, documento no qual Bolsonaro pretendia justificar a decretação de um estado de sítio na região do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou uma operação de Garantia da Lei e de Ordem (GLO) pelas Forças Armadas.

Para a procuradoria, o general Mario Fernandes foi o responsável pela elaboração do plano Punhal Verde Amarelo, no qual foi planejada a morte do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

O coronel do Exército Marcelo Câmara teria sido responsável pelo monitoramento ilegal da rotina de Moraes.

A acusação ainda apontou Silvinei Vasques como responsável pelas ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar a circulação de eleitores do Nordeste durante o segundo turno das eleições de 2022.

Conforme a acusação, os dados que basearam as operações foram produzidos a mando de Marília de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira. Ambos trabalhavam no Ministério da Justiça.

Todos os acusados negaram envolvimento com a trama durante a tramitação da ação penal.

Outros núcleos

Até o momento, o STF já condenou 24 réus pela trama golpista. Os condenados fazem parte dos núcleos 1, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, 3 e 4.

O núcleo 5 é formado pelo réu Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo. Ele mora dos Estados Unidos, e não há previsão para o julgamento.

Dupla é detida por tráfico após tentar fugir da polícia

Uma ação da Polícia Militar terminou com a detenção de dois jovens e a apreensão de diversas drogas após denúncia de tráfico no bairro Barra do Rio, em Itajaí. A ocorrência começou quando populares informaram que uma dupla estaria comercializando entorpecentes na região. Durante as rondas de averiguação, os policiais localizaram dois suspeitos com as características repassadas. Ao...
Continuar lendo...

Procurado por tráfico é preso durante ação da PM

A Polícia Militar cumpriu, no início da noite desta segunda-feira, um mandado de prisão por tráfico de drogas contra um homem já conhecido no meio policial. A ação ocorreu por volta das 17h51, durante patrulhamento de rotina realizado pela equipe do Tático, no Centro de Gaspar. Os policiais identificaram o suspeito caminhando pela via pública e realizaram a abordagem. Na revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. No...
Continuar lendo...

Carlos Renaux anuncia reforço para a temporada 2026

O Carlos Renaux anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (8), a contratação de seu mais novo reforço para a temporada: o volante Bruno Rodrigues, conhecido no futebol como Bruno Pará. Aos 23 anos, o atleta chega ao Vovô após construir uma trajetória com passagens por Audax Rio, Barretos e Grêmio Maringá, onde se destacou pela intensidade defensiva, entrega constante e capacidade de participar da organização do jogo....
Continuar lendo...