(VÍDEO) Câmara aprova criação de CPI para investigar coleta de lixo

Os vereadores de Brusque aprovaram, na sessão desta terça-feira (9), o requerimento que solicita a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação da coleta de lixo no município. A instalação oficial da CPI ficará para 2026, quando o Legislativo retoma as atividades.

A iniciativa partiu após uma série de queixas da população sobre falhas no serviço e, principalmente, sobre a forma como as taxas estão sendo cobradas. Um dos autores do pedido é o vereador Joubert Lungen (Podemos), que afirma ter recebido inúmeras reclamações.

Segundo Lungen, “a constante reclamação que a gente vem recebendo do munícipe” foi determinante para o pedido de investigação. Ele destaca que o objetivo da CPI não é prejudicar a empresa responsável, mas esclarecer possíveis irregularidades.
“A gente não está aqui para punir a empresa ou perseguir ninguém. Só queremos assegurar o direito do cidadão que paga a taxa de lixo para ter o serviço prestado corretamente”, declarou.

O vereador também mencionou problemas operacionais relatados por moradores. “Tem lugares que eles alegam que não dá para subir. Mas como é que a antiga empresa fazia? E hoje não faz mais? Então, a coleta de lixo está deficiente? Está”, afirmou durante seu discurso.

Lungen ainda acrescentou que o tema tem sido repetidamente ignorado. “Se tiver irregularidade, a gente vai denunciar. E tomara que não tenha, mas que eles voltem a fazer uma coleta de qualidade”, completou.

Outro vereador que reforçou as críticas foi Antônio Roberto (PRD). Ele destacou que a população tem buscado o Legislativo para relatar problemas tanto no serviço quanto na cobrança.
“A população procura os vereadores porque é o acesso mais fácil que ela tem. E reclamam bastante. ‘Eu pago duas, três taxas de lixo, quando deveria pagar só uma’. Além disso, muitas vezes a coleta nem chega em determinadas residências”, afirmou.

Antônio Roberto lembrou que o papel dos vereadores é fiscalizar e cobrar transparência.
“Nós não estamos aqui para perseguir. Estamos para fiscalizar, esse é o nosso trabalho. Vamos buscar os contratos para ver se realmente está tudo correto. Se estiver, parabéns. Se houver irregularidade, a empresa vai ser autuada”, garantiu.

Embora o tema já tenha sido levantado em legislaturas anteriores, esta é a primeira vez que a abertura de uma CPI é aprovada para apurar especificamente a cobrança e a prestação do serviço de coleta de lixo em Brusque. A comissão seguirá agora para a definição dos membros, o que ocorrerá somente em 2026.

Homem é encontrado morto dentro de casa no Dom Joaquim

Um homem foi encontrado morto dentro da própria residência na tarde desta terça-feira (9), no bairro Dom Joaquim, em Brusque. De acordo com a Polícia Militar, ele já estava sem vida quando foi localizado pelos agentes. As primeiras informações apontam para morte por causas naturais, já que o corpo não apresentava sinais de violência. A Polícia Científica esteve no local e fez a remoção do corpo...
Continuar lendo...

VÍDEO mostra batida que matou motociclista em Brusque

Imagens de uma câmera de monitoramento mostram o momento da colisão que resultou na morte de Maicon Jescke na madrugada de segunda-feira (8), na rua Augusto Klapoth, no bairro Águas Claras, em Brusque. O vídeo registra o momento que Maicon seguindo pela via com sua moto quando, de repente, uma bicicleta surge descendo por uma rua lateral, em trecho mais alto, e invade a pista principal. O ciclista atinge o motociclista de frente, sem chance de desviar. Com a...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Dra. Lilly reforça cuidados com exposição ao sol

Na tarde desta terça-feira (9), o Conexão 92 recebeu a médica cirurgiã oncológica Lilly Ana Aichinger, especialista em câncer de pele, para um bate-papo sobre prevenção em meio à chegada do verão. A profissional reforçou que o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e que os cuidados precisam começar muito antes da vida adulta. “O ideal é a gente começar a...
Continuar lendo...