Na tarde da última quarta-feira (10), deputados de Santa Catarina aprovaram a criação de novas rotas turísticas no estado, incluindo a Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário e a Rota das Oliveiras, além da ampliação da Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes.
A Rota Turística Religiosa Caminhos do Santuário, proposta pelo deputado Antídio Lunelli (MDB), abrange Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Luiz Alves, Ilhota, Gaspar, Brusque e Nova Trento. O projeto inclui igrejas, capelas, santuários, grutas, mirantes, cachoeiras e trilhas, com o objetivo de integrar e divulgar os pontos turísticos religiosos desses municípios.
Já a Rota das Oliveiras, de autoria do deputado Altair Silva (PP), visa promover o turismo, a cultura e a economia nos municípios produtores de azeitonas e derivados, abrangendo Guaraciaba, Campo Erê, Vargem Bonita, Iomerê, Ibiam, Campos Novos e Rancho Queimado.
Além disso, o projeto de lei PL 738/2025, do deputado Matheus Cadorin (Novo), altera a Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, incluindo os municípios de Garuva e Itapoá no trajeto.




