Três cães foram resgatados de uma situação de maus-tratos na manhã desta sexta-feira (19), após denúncia apontar que os animais estavam sem acesso a água e comida, mantidos em um ambiente insalubre e com riscos à integridade física, devido à presença de cacos de vidro no local onde ficavam presos.
O caso foi registrado no bairro Ulisses Guimarães, em Joinville. No endereço indicado, foi constatado que a denúncia procedia. Além de um animal inicialmente mencionado, outros dois cães também foram encontrados em condições inadequadas, caracterizando maus-tratos.
O responsável pelos animais, um homem de 30 anos, alegou que não conseguia acessar o espaço para limpeza porque os cães seriam agressivos. No entanto, foi verificado que os animais apresentavam comportamento dócil e não havia sequer água disponível no ambiente. Diante da situação, ele se identificou como tutor dos cães.
Os três animais foram encaminhados para atendimento médico veterinário e, após os cuidados necessários, deverão ser disponibilizados para adoção. O homem foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Regional de Joinville, onde permanece à disposição da Justiça.
O caso teve encaminhamento a partir do Ministério Público e contou com a atuação da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal de Joinville, com apoio de peritos da Polícia Científica e do Centro de Bem-Estar Animal do município. O suspeito responderá pelo crime de maus-tratos, previsto no artigo 32 da Lei 9.605/1998, cuja pena varia de dois a cinco anos de reclusão, considerando os três animais envolvidos.




