Entre luz, fé e tradição, Paróquia São Luís Gonzaga celebra o Natal

Centenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz São Luís Gonzaga no dia 24 de dezembro para a missa das 19h, presidida pelo pároco, padre Hélio Feuser, e para a Missa do Galo, realizada à meia-noite e presidida pelo vigário, padre Rodrigo Tascheck.
“O Natal é sempre um momento de graça e nascimento, mas também o resultado de tudo o que buscamos intensamente durante o Advento, quando, a cada semana, tínhamos uma palavra que nos ajudava a viver esse tempo de forma mais profunda. E hoje queremos, de forma especial, agradecer a Deus por mais um ano que tivemos a oportunidade de viver e por todas as graças e bênçãos que já alcançamos e ainda vamos alcançar”, falou o pároco, padre Hélio Feuser.
Ele frisa que a data é um momento de união, reunião da família e também de alegria. 

“O nascimento de uma criança é sempre uma alegria para uma família e, para nós, como cristãos, saber deste gesto de amor que Deus teve para conosco, enviando seu próprio Filho. Nós queremos também pedir a Deus a graça para cada família que vem celebrar conosco, aqui na Matriz e em todas as comunidades, para que possamos sempre viver, de fato, o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento do Senhor.”

Padre Hélio completa desejando a todos um Natal abençoado. “Que possamos confirmar e reafirmar a nossa fé na Encarnação. O mundo nos apresenta outras propostas, mas a nossa fé, de fato, é o nascimento. Que o nosso grande presente para o Menino Jesus seja a nossa oração e que, em nossos corações, o reconheçamos como Deus, para vivermos intensamente todo este mistério que celebramos hoje”, afirmou.

Momento especial
Um dos momentos marcantes da celebração foi a acolhida do Menino Jesus, representado pelo pequeno Joaquim Werner. Para os pais, Jaimer e Raquel Werner, o convite para o filho foi recebido com muita alegria.

“Nós servimos na Igreja e, para o que formos chamados, sempre damos o nosso sim. Quando recebemos o convite da equipe da liturgia, primeiramente foi uma surpresa e, depois, uma grande alegria, pois o Joaquim tem somente três meses e já tem a oportunidade de servir a comunidade, assim como nós”, comentou Raquel.
O pai, Jaimer, compartilha do mesmo sentimento e lembra que sua avó conta que ele também representou Jesus quando era bebê. 

“É uma grande emoção. Sabemos que o verdadeiro significado do Natal é Jesus, e o Joaquim poder representá-lo e levar essa mensagem para as pessoas é uma grande alegria. Eu também tive essa oportunidade quando criança. Minha avó sempre fala que, na nossa rua, havia a tradição de fazer o presépio vivo, e eu fui o Menino Jesus. Acredito que, mesmo não tendo tantas memórias deste momento, é a herança do servir que os pais passam para os filhos”, completou.

Missa do Galo
Neste ano, a Paróquia São Luís Gonzaga retomou a tradição da Igreja em celebrar a Missa do Galo, à meia-noite. O vigário, padre Rodrigo Tascheck, explica que a celebração é popularmente conhecida como “Missa do Galo”, mas este não é o nome oficial.

“Ela é conhecida por esse nome porque o galo canta na alvorada e, quando isso acontece, sabemos que a luz está próxima. Na celebração, a primeira leitura nos fala que o povo andava na escuridão e viu uma grande luz, que é o Menino Deus, a luz do mundo, que veio para dissipar as trevas. A Igreja também assumiu para si esse simbolismo, por isso o nome. Há ainda uma tradição antiga que diz que, na noite do Natal, o galo cantaria mais cedo em respeito ao Menino Deus. Outros afirmam que o nome vem do fato de as pessoas passarem a madrugada inteira em oração e saírem da igreja ao ouvir o galo cantar.”

Ele conta que, desde que a celebração foi anunciada, as pessoas comentavam com alegria e saudosismo esse retorno. 

“Foi emocionante ver a igreja cheia, com fiéis de diferentes idades, desde crianças até idosos, que vieram viver esse momento especial. Essa foi a primeira Missa do Galo que rezei como padre, e eu vinha me preparando em oração juntamente com toda a equipe. Para o meu ministério, foi algo muito marcante. Além disso, muitas pessoas não têm a recordação dessa missa; havia até mesmo toda uma geração que não sabia o que era. Os mais idosos têm a lembrança de participarem, e quando divulgamos a celebração, muitos mandaram mensagens felizes pelo retorno desta missa”, compartilhou

Para finalizar, padre Rodrigo deixa uma mensagem a todos. “Jesus nasceu para todos. Ele não espera que tudo esteja organizado para acolhê-lo. Ele vem no meio do caos, da escuridão e do frio, e faz morada no meio de nós. O Príncipe da Paz veio na certeza de que Ele caminha ao nosso lado", completou.

Relacionamento virtual termina em golpe e prejuízo de R$ 1,5 mil

Uma mulher teve um prejuízo de R$ 1,5 mil após cair no chamado golpe do nudes, esquema em que criminosos usam fotos íntimas para extorquir vítimas nas redes sociais. O caso foi registrado na tarde desta terça-feira (23), em Curitibanos, no Meio-Oeste catarinense. Segundo a Polícia Militar, a mulher, moradora do bairro Bom Jesus, relatou que manteve por cerca de dois anos um relacionamento virtual com o autor do golpe. Durante esse período, o...
Continuar lendo...

Carro solta o freio e atinge pessoa em Brusque

No final da manhã desta quinta-feira (25), o Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionado para atender uma ocorrência em que um carro teria soltado o freio e atingido uma pessoa, ficando por cima da vítima. O fato ocorreu por volta das 10h52, na rua Ângelo Tomasi, no bairro Limeira. Segundo informações dos bombeiros, no local foi constatado que a equipe do SAMU já estava no atendimento, porém a vítima recusou encaminhamento para...
Continuar lendo...

Mulher é agredida na cabeça com cabo de vassoura durante festa de família

Uma discussão durante uma festa de família terminou em agressão grave contra uma mulher, que foi atacada enquanto estava deitada e acabou ferida na cabeça com um cabo de vassoura de ferro. O caso mobilizou a Polícia Militar e terminou com a prisão do agressor, na noite desta quarta-feira (24), em Taió. Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi acionada após informações de que um homem estaria alterado...
Continuar lendo...