Governo devolve R$ 2,8 bilhões a aposentados por descontos indevidos

O governo federal ressarciu R$ 2.820.799.182,93 às vítimas de descontos irregulares de mensalidades cobradas por associações, sindicatos, entidades de classe e organizações em benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O valor foi divulgado nesta segunda-feira (29), no último balanço realizado pelo instituto, com base nos dados registrados até 26 de dezembro.

O total ressarcido atende 4.137.951 solicitações de contestação apresentadas por aposentados e pensionistas que questionaram os descontos irregulares.

Pedidos abertos

De acordo com o balanço do INSS, ao todo foram abertos 6.362.898 pedidos de contestação de descontos indevidos. Deste total, 6.231.376 são contestações de beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas.

Apenas em 131.522 pedidos abertos houve reconhecimento da autorização para os respectivos descontos de mensalidades.

Ao todo, 44 entidades foram contestadas pelo governo federal a prestar informações sobre os descontos em benefícios do INSS. Do total de pedidos de apuração, as entidades responderam com documentação a 1.592.421 pedidos.

Canais de atendimento

De acordo com o balanço, o canal de atendimento mais buscado pelos beneficiários e pensionistas para contestar os descontos foi o Meu INSS (aplicativo e site), com 3.440.069 pedidos, o que representa 54,1% do total.

Em segunda posição está a central telefônica 135, com 419.924 pedidos (6,6%), seguida pelo atendimento prestado em agências dos Correios, com 2.259.424 pedidos (35,5%). Por fim, estão os pedidos abertos de ofício, com 243.239 registros (3,8%).

Prazo

Em novembro, o governo federal prorrogou o prazo de contestação para 14 de fevereiro de 2026. A adesão ao acordo de ressarcimento administrativo pelo governo federal vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025. O acordo evita a necessidade de ação judicial.

Como contestar

Quem ainda não contestou os descontos poderá fazê-lo de três formas:

  • Aplicativo ou site Meu INSS, clicando em serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas;
  • Central 135, com ligação telefônica gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h; e
  • Correios, onde mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito.

No aplicativo Meu INSS é preciso fazer login na conta Gov.br.

Ao clicar em “Não autorizei o desconto”, o beneficiário registra a contestação, e a entidade tem até 15 dias úteis para responder.

Caso não apresente uma resposta, o sistema abre automaticamente a opção para os aposentados e pensionistas fazerem a adesão ao acordo de ressarcimento.

Relembre o caso

Os descontos das mensalidades associativas diretamente dos benefícios previdenciários estão suspensos desde 23 de abril, quando a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto, que tornou pública a existência de um esquema que lesou milhões de beneficiários do INSS em todo o Brasil.

As fraudes e os criminosos envolvidos também estão sob investigação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Congresso Nacional, que se encontra em recesso parlamentar.

Homem ateia fogo na casa e na esposa em tentativa de feminicídio

Uma mulher de 26 anos ficou gravemente ferida após uma tentativa de feminicídio registrada na noite desta terça-feira (30), por volta das 22h45, na Rua Leoberto Leal, no bairro Cruzeiro, em Rio dos Cedros. Durante uma discussão, o companheiro teria ateado fogo na própria casa e na esposa. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou a vítima já sendo socorrida pelo Corpo de Bombeiros. A mulher apresentava queimaduras...
Continuar lendo...

Carro capota após colisão com caminhão no Maluche

Uma colisão entre um carro e um caminhão deixou uma mulher ferida na noite desta terça-feira (30). O acidente ocorreu por volta das 19h13 no bairro Jardim Maluche, em Brusque. Segundo informações repassadas por um internauta à reportagem, o Renault Logan capotou após bater em um caminhão baú. Com a força do impacto, o carro ficou com as quatro rodas para cima, atravessado na pista da avenida Augusto Bauer. A condutora...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Prefeito alerta para risco de novos alagamentos durante a noite

Na noite desta terça-feira (30), o prefeito de Brusque, André Vechi, usou as redes sociais para falar sobre as chuvas intensas que atingem o município desde o fim da tarde e alertar a população para novos episódios de instabilidade. Em vídeo, o prefeito informou que conversou com a equipe da Defesa Civil, que já está de prontidão atendendo diversas ocorrências registradas ao longo do dia. Segundo ele, bairros como...
Continuar lendo...