Descontos indevidos: INSS orienta aposentados sobre como pedir devolução

Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até 14 de fevereiro para pedir o ressarcimento, anunciou o presidente do instituto, Gilberto Waller. Em entrevista ao programa a Voz do Brasil, ele fez um balanço atualizado sobre os pedidos.

De acordo com presidente Waller, cerca de 6,2 milhões de beneficiários contestaram descontos indevidos do INSS, dos quais 4,1 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,8 bilhões. O governo estima, no entanto, que ainda existam 3 milhões de aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução.

O prazo original se encerraria em 14 de novembro. No entanto, o Ministério da Previdência Social decidiu ampliar o período para garantir que todos os afetados possam registrar seus pedidos.

O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades associativas. As investigações levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril.

Na entrevista, Gilberto Waller ressaltou o esforço coordenado de órgãos federais para ressarcir as vítimas dos descontos não autorizados. O presidente do INSS também destacou a união entre o instituto, a Advocacia-Geral da União (AGU), a CGU e a Polícia Federal para rastrear os recursos desviados e entrar com ações na Justiça para recuperar o dinheiro.

Como pedir a devolução

Os beneficiários podem abrir pedidos de ressarcimento pelos canais oficiais do INSS:

- Aplicativo ou site Meu INSS, com login no Portal Gov.br;

- Telefone 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h;

- Agências dos Correios, que oferecem suporte gratuito em mais de 5 mil unidades.

Marido tenta tirar a própria vida e a da família em meio a incêndio

Em surto psicótico, um homem de 32 anos tentou se suicidar em meio a um incêndio e levar consigo a própria família. O caso somente não acabou em tragédia devido à ação dos familiares e dos bombeiros, que interviram rapidamente contra ele na noite desta terça-feira (6). Inicialmente, a família estava em casa, situada na Rua Lebon Régis, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau, quando o homem entrou em surto. Segundo...
Continuar lendo...

Idoso desaparecido é encontrado morto na barragem

Um idoso que havia saído de casa no dia 4 de janeiro foi encontrado sem vida em uma barragem na cidade de Rio dos Cedros, no Alto Vale do Itajaí, nesta terça-feira (6). Ele tinha 75 anos e foi visto pela última vez com seu carro, um Saveiro prata. A barragem em si é a do Pinhal, em Alto Cedros. Segundo o Corpo de Bombeiros, os familiares, através de câmeras de segurança, identificaram os últimos pontos por onde o parente tinha...
Continuar lendo...

Carro 'corta a frente' do outro e acaba causando acidente no Centro

Uma colisão entre dois carros gerou prejuízo aos seus respectivos donos na tarde desta terça-feira (6), na Rodovia Antônio Heil, no centro de Brusque. O fato aconteceu por volta das 15h50, e não deixou feridos. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) foi acionada para atender a ocorrência. Conforme o relatório da instituição, os veículos envolvidos foram um I Cherry, com placas de Florianópolis, conduzido...
Continuar lendo...