(VÍDEO) Chuvas causaram impactos pontuais, mas não irão atrasar obra, diz secretário

O programa Rádio Revista Cidade da manhã desta quarta-feira (7) abordou o andamento das obras de drenagem da avenida Primeiro de Maio e os impactos das fortes chuvas recentes sobre a região. O tema ganhou destaque após a via voltar a registrar alagamentos significativos, evidenciando a importância da intervenção em andamento.

O entrevistado foi o secretário de Infraestrutura Estratégica da Prefeitura de Brusque, Lucas Fachi, que explicou que, apesar do volume intenso de chuva registrado no período, a estrutura principal da obra não sofreu danos. “As galerias não sofreram prejuízo”, afirmou. Segundo ele, o principal impacto ocorreu na parte de sinalização viária, que precisou ser recomposta após ser levada pela enxurrada.

Ainda conforme o secretário, houve um impacto pontual em um poço de visita utilizado para a escavação manual do túnel. “Esse poço teve uma certa movimentação de terra, então essa terra acabou assoreando um pouco dentro do poço de visita”, explicou. De acordo com Fachi, a empresa responsável fará a limpeza do local, sem comprometer o cronograma da obra.

Questionado sobre possíveis atrasos, Lucas Fachi garantiu que não houve prejuízo ao prazo final. “Isso não atrapalha o cronograma da obra, que está previsto para conclusão até final de julho de 2026”, destacou. Ele também explicou que, durante o período de janeiro, os trabalhos se concentram na execução das galerias e das caixas de passagem, aproveitando a interrupção total do trânsito para acelerar os serviços com mais segurança.

Por fim, o secretário reforçou que a obra de macrodrenagem é fundamental para evitar novos alagamentos na Primeiro de Maio. Segundo ele, com a conclusão das ligações das galerias à rede existente, o sistema permitirá maior capacidade de escoamento da água, reduzindo significativamente o risco de novos episódios como os registrados recentemente.

Motoristas podem acessar estabelecimentos comerciais na Primeiro de Maio

Nesta terça-feira (6), a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) realizou a interdição temporária da avenida Primeiro de Maio, no trecho que vai da Rua Tiradentes até a Rua Nova Trento. O bloqueio total da via é necessário para a execução da escavação das galerias, da pavimentação e para a conclusão das drenagens, iniciadas durante a última interdição, em 15 de...
Continuar lendo...

Descontos indevidos: INSS orienta aposentados sobre como pedir devolução

Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até 14 de fevereiro para pedir o ressarcimento, anunciou o presidente do instituto, Gilberto Waller. Em entrevista ao programa a Voz do Brasil, ele fez um balanço atualizado sobre os pedidos. De acordo com presidente Waller, cerca de 6,2 milhões de beneficiários contestaram descontos indevidos do INSS, dos quais 4,1 milhões de...
Continuar lendo...

Marido tenta tirar a própria vida e a da família em meio a incêndio

Em surto psicótico, um homem de 32 anos tentou se suicidar em meio a um incêndio e levar consigo a própria família. O caso somente não acabou em tragédia devido à ação dos familiares e dos bombeiros, que interviram rapidamente contra ele na noite desta terça-feira (6). Inicialmente, a família estava em casa, situada na Rua Lebon Régis, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau, quando o homem entrou em surto. Segundo...
Continuar lendo...