Defesa Civil de Brusque é a número um em Santa Catarina

A Defesa Civil de Brusque atingiu a pontuação máxima no Indicador de Capacidade Municipal (ICM), elaborado pelo Governo Federal, continuando a ocupar o primeiro lugar em Santa Catarina na avaliação da capacidade de gestão de riscos e desastres. O município obteve 20 dos 20 pontos possíveis.

Esta é a segunda vez consecutiva que Brusque lidera o ranking estadual. Em 2025, o município havia sido a única cidade catarinense a atingir 19 dos 20 indicadores avaliados. Em 2026, ao cumprir integralmente os critérios, Brusque permanece classificada na chamada “Faixa A”, que reúne os municípios com alta capacidade de prevenção, preparação, resposta e recuperação diante de desastres naturais.

O ICM é um dos principais instrumentos de monitoramento do Programa 2318 – Gestão de Riscos e Desastres, integrante do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027. O indicador avalia os municípios a partir de 20 variáveis, organizadas em três dimensões: instrumentos de planejamento e gestão, coordenação intersetorial e capacidades, e políticas, programas e ações.

Entre os aspectos analisados estão o planejamento urbano, a existência de planos de contingência atualizados, a estrutura organizacional da Defesa Civil, a capacitação técnica das equipes, além de sistemas de monitoramento e alerta antecipado. Também são consideradas ações práticas como fiscalização de áreas vulneráveis, obras de drenagem e campanhas educativas.

“Esse é um trabalho contínuo iniciado em 2012. Entre os fatores que contribuíram para a pontuação máxima estão os programas educativos desenvolvidos nas escolas municipais, voltados à cultura de autoproteção, e a capacitação técnica dos servidores, que participam de treinamentos periódico”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki. 

No cenário estadual, o município de Itajaí também alcançou pontuação máxima. O resultado coloca o município de Brusque à frente de cidades como Blumenau, que obteve 19 pontos, e Balneário Camboriú, com 17 pontos.

Corpo de empresário é encontrado após acidente com moto aquática

O corpo do empresário Jhon Pool Pacheco, de 35 anos que estava desaparecido desde um acidente com moto aquática foi encontrado próximo à orla da Praia do Estaleirinho, na tarde desta quinta-feira (8), em Balneário Camboriú. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a identidade será confirmada pela Polícia Científica. Desde a noite de 4 de janeiro, a corporação coordenava uma...
Continuar lendo...

Mulher de 93 anos morre atropelada por moto em rodovia

Uma idosa de 93 anos morreu após ser atropelada por uma motocicleta na noite de quarta-feira (7), no km 15,5 da SC-437, em Imaruí, no Sul de Santa Catarina. O acidente ocorreu por volta das 19h30. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), no local testemunhas relataram que o condutor da moto, de 20 anos, trafegava em alta velocidade no trecho momentos antes do atropelamento. No local, os militares encontraram a idosa já sem vida. A...
Continuar lendo...

Paróquia comunica limpeza completa da Matriz e alteração no local das missas

A Paróquia São Luiz Gonzaga informou que a igreja Matriz ficará fechada por alguns dias para limpeza e manutenção, e que as missas serão transferidas temporariamente para outro espaço a partir deste domingo, dia 12, no Auditório Paroquial, ao lado do estacionamento da Matriz. De acordo com a nota divulgada pela paróquia, o fechamento ocorre entre os dias 12 a 16 de janeiro, período em que a igreja passa por cuidados...
Continuar lendo...