Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (12) o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para prevenção do HIV-1, como profilaxia pré-exposição (PrEP). O fármaco tem alta eficácia contra o vírus e, além da apresentação em compromido, para uso oral, está disponível como injeção subcutânea que só precisa ser administrada a cada seis meses, o que facilita a adesão.

A indicação é destinada a adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste com resultado negativo para HIV-1.

Os estudos clínicos apresentados demonstraram 100% de eficácia do Sunlenca na redução da incidência de HIV-1 em mulheres cisgênero; além de 96% de eficácia em comparação com a incidência de HIV de base e 89% superior à PrEP oral diária.

O regime de injeções semestrais mostrou boa adesão e persistência, superando desafios comuns em esquemas diários, informou a Anvisa, por meio de sua assessoria de imprensa.

De acordo com a Anvisa, a Sunlenca é um antirretroviral inovador composto por lenacapavir, fármaco de primeira classe que atua inibindo múltiplos estágios da função do capsídeo do HIV-1.

Essa ação impede a replicação do vírus, tornando-o incapaz de sustentar a transcrição reversa, processo em necessário para que use as células do hospedeiro para se multiplicar.

A agência advertiu que, embora o registro tenha sido concedido, o medicamento depende ainda da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Já sua disponibilização no Sistema Único de Saúde (SUS) será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e pelo Ministério da Saúde.

Prevenção

A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma estratégia essencial para prevenir a infecção pelo HIV. Ela envolve o uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm o vírus, mas estão sob risco de contrair a doença, reduzindo significativamente as chances de transmissão.

A PrEP faz parte da chamada “prevenção combinada”, que inclui outras medidas, como testagem regular para HIV, uso de preservativos, tratamento antirretroviral (TARV), profilaxia pós-exposição (PEP) e cuidados específicos para gestantes soropositivas, esclareceu a Agência.

O lenacapavir passou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em julho de 2025 como opção adicional para PrEP, classificando-o como a melhor alternativa após uma vacina, recurso que ainda não está disponível no caso da prevenção do HIV.

Zoobotânico recebe animais silvestres resgatados

Durante o mês de janeiro, o Zoobotânico recebeu diferentes espécies de pássaros como Andorinhas, Bem-te-vi, Sabiá e Aracuãs. Também foram recebidos filhotes de gambás, encontrados por moradores em situação de risco ou afastados dos pais. No verão, a reprodução dessas espécies aumenta em razão do calor, da maior disponibilidade de alimento e da maior incidência de luz solar. Esses...
Continuar lendo...

Agente da PRF auxilia parto dentro de carro na BR-101

Uma mulher deu à luz dentro do carro da família na tarde desta segunda-feira (12), na BR-101, em Joinville, após o trabalho de parto evoluir mais rápido do que o esperado. Sem tempo hábil para chegar ao hospital, o marido da gestante pediu ajuda à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizava fiscalização no trecho. O caso ocorreu por volta das 17h35, quando o veículo parou repentinamente próximo aos...
Continuar lendo...

Homem fica ferido após cair de árvore durante colheita de frutas em Guabiruba

Um homem de 61 anos ficou ferido após sofrer uma queda de aproximadamente quatro metros de altura na manhã desta segunda-feira (12), no bairro Lageado Baixo, em Guabiruba. A ocorrência foi atendida pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar por volta das 7h55. De acordo com os bombeiros, a vítima estava em uma escada apoiada em uma árvore, realizando a colheita de frutas, quando acabou caindo. Ao chegarem ao local, na Rua Augusto Lang, os socorristas...
Continuar lendo...