Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

O avanço de uma frente fria provoca chuva em todas as regiões de Santa Catarina neste fim de semana. Apesar da instabilidade, as temperaturas seguem elevadas, superando os 30°C em todas as regiões e podendo ultrapassar os 35°C no Extremo Oeste, no Vale do Itajaí e no Litoral. O calor tende a dar uma trégua na segunda-feira, 19, após a passagem do sistema.

A frente fria está associada à formação de um ciclone no oceano, no extremo sul da América do Sul. Apesar disso, o ciclone não deve provocar impactos diretos em Santa Catarina, contribuindo apenas para o aumento das instabilidades.

Na sexta-feira, 16, ainda persiste a condição de temporais típicos de verão, semelhantes aos registrados ao longo da semana. As instabilidades atingem principalmente a faixa entre o Meio-Oeste e o Litoral catarinense, com maior intensidade nas áreas de serra. De forma geral, mesmo ocorrendo de maneira isolada, os temporais podem vir acompanhados de vendavais e volumes elevados de chuva em curto período de tempo, mas cessando ao longo da noite.

No sábado, 17, o dia começa com tempo firme em grande parte do estado. A partir da tarde, porém, a aproximação da frente fria favorece a formação de temporais em todas as regiões, com condições para vendavais e chuva pontualmente intensa. As áreas com maior risco se concentram no Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, onde podem ocorrer transtornos associados a alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.

A condição do tempo no domingo, 18, permanece semelhante à do dia anterior. O calor continua e a passagem da frente fria mantém o cenário favorável à ocorrência de temporais em todas as partes de Santa Catarina.

O tempo tende a ficar mais firme e com temperaturas mais baixas a partir da madrugada de segunda-feira, 19, após a passagem do sistema. No Litoral, o vento sul sopra com intensidade moderada a forte, com velocidades médias entre 25 e 35 km/h e rajadas que podem alcançar até 70 km/h nas áreas costeiras.

Apesar da diminuição do calor no início da próxima semana, a tendência é de elevação gradual das temperaturas ao longo dos dias seguintes.

Idosa é socorrida com suspeita de traumatismo craniano após atropelamento

Uma idosa de 66 anos ficou ferida após ser atropelada por uma caminhonete no fim da manhã desta quinta-feira (15), na rua Dr. Nereu Ramos, no bairro Coloninha, em Gaspar. O acidente ocorreu por volta das 10h27. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi encontrada deitada no meio da via, consciente, porém pouco responsiva. Ela apresentava sangramento na face, suspeita de traumatismo cranioencefálico (TCE) e suspeita de fratura na perna esquerda. A idosa...
Continuar lendo...

Homem é reanimado após afogamento e resgate em praia de SC

Um homem de 28 anos foi resgatado em estado grave após um afogamento na tarde desta quarta-feira (14), na Praia de Mariscal, em Bombinhas. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas foram arrastadas pela correnteza, um homem e uma mulher. A situação mais grave era a do homem, classificado em Grau 6 de afogamento. Após o resgate até a faixa de areia, os bombeiros iniciaram manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). Uma aeronave de...
Continuar lendo...

Motociclista morre na colisão violenta contra caminhão

Um homem morreu após um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão registrado nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (15), na BR-470, em Gaspar, no Vale do Itajaí. A ocorrência foi atendida por volta das 5h, no quilômetro 32 da rodovia federal. De acordo com as informações levantadas no local, a vítima conduzia uma Honda Biz, com placas de Ilhota, quando acabou atingindo a traseira de um caminhão...
Continuar lendo...