Um homem foi preso por racismo após circular com um adesivo contendo frase com apologia à guerra civil e o símbolo da suástica colado no vidro traseiro de um carro. A ocorrência foi registrada na tarde desta quinta-feira (22), em Araranguá.
De acordo com a Polícia Militar, por volta das 14h um veículo GM Corsa foi visto circulando com um adesivo que dizia “Brasil guerra civil”, acompanhado do símbolo nazista utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Guarnições passaram a procurar o automóvel e localizaram o veículo estacionado no Centro da cidade. O motorista não estava no local, mas acabou sendo encontrado e abordado pouco depois.
O homem foi preso e levado à Central de Polícia Civil, acusado de praticar crime de racismo. Na delegacia, o delegado Adriel Alves indiciou o suspeito por veicular ideologia nazista, conforme o artigo 20, parágrafo 1º, da Lei nº 7.716/1989. Ele permanece preso à disposição do Poder Judiciário, já que os crimes previstos na lei de racismo não admitem fiança.
Em depoimento, o preso afirmou que o carro é de sua propriedade e que ele mesmo encomendou e colou os adesivos no automóvel, apesar de ter sido alertado por familiares de que poderia ter problemas com o material.



