A Praça Elza da Silva, localizada na rua Azambuja, em Brusque, ganhou um novo visual após uma ação conjunta entre a Prefeitura e jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A iniciativa, realizada neste domingo (25), reuniu voluntários do Movimento Calebe, que colocaram a mão na massa para limpar, pintar e revitalizar o espaço utilizado diariamente pela comunidade.
O vice-prefeito Deco Batisti destacou a importância da parceria e do envolvimento direto da população na conservação dos espaços públicos. Segundo ele, a ação teve início a partir da mobilização dos jovens da igreja. “Então, o Eric lá do Movimento Calebe da Igreja Adventista veio procurar que eles queriam revitalizar essa praça. E, de prontão, a gente já aceitou e veio aqui botar a mão na massa junto”, afirmou.
Durante a atividade, a prefeitura ofereceu apoio com materiais e equipamentos, enquanto os voluntários executaram os trabalhos no local. Deco ressaltou que a praça pertence à comunidade e deve ser cuidada de forma coletiva. “Essa praça não é da prefeitura, não é do prefeito, não é de ninguém, é da população. Essa praça é do povo que utiliza aqui”, declarou.
O vice-prefeito também comentou sobre a dificuldade enfrentada pelo poder público para manter áreas públicas devido à escassez de mão de obra, reforçando o valor de ações voluntárias. Máquinas, tintas e flores foram disponibilizadas pelo município, mas, segundo ele, o principal fator para que a iniciativa acontecesse foi o engajamento das pessoas.
Representando a Igreja Adventista, Erick Nagai explicou que a ação faz parte da Missão Calebe, um projeto anual realizado no mês de janeiro, voltado a ações sociais e solidárias. Ele destacou o comprometimento dos jovens envolvidos. “Nós separamos quinze dias das nossas férias para nós nos doarmos para essas ações”, disse.
Ao todo, mais de 40 pessoas participaram diretamente da revitalização no domingo, com o envolvimento de cerca de 80 jovens em ações do Movimento Calebe em diferentes bairros de Brusque. O trabalho incluiu limpeza do lago e do riacho, roçada da grama, pintura, jardinagem e melhorias no campinho e no parquinho.
Com o espaço revitalizado, a expectativa é que a praça volte a ser um ambiente acolhedor para famílias, crianças e moradores da região, reforçando a importância da união entre comunidade e poder público para a melhoria dos espaços coletivos da cidade.




