Operação mira quadrilha que enganava idosos com falsa premiação de loteria

Uma operação policial conjunta entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul desarticulou um esquema especializado em aplicar o “golpe do bilhete” contra idosos. A investigação resultou no cumprimento de mandados de prisão e buscas em seis cidades, além da apreensão de bens usados no esquema criminoso. A ação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (27), em Blumenau.

De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, a Operação PREMIUS foi deflagrada às 6h, envolvendo a 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau e a DPCAMI, em ação integrada com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Houve participação direta de equipes de Passo Fundo e Alvorada, reforçando a atuação interestadual.

As diligências ocorreram simultaneamente em Blumenau, Camboriú, Itapema e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, além de Passo Fundo e Alvorada, no Rio Grande do Sul. Ao todo, 40 policiais civis participaram da operação.

Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos 15 mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão, resultando em quatro prisões em campo e no cumprimento de outros sete mandados contra investigados já recolhidos no sistema prisional.

As investigações apontaram que o grupo praticava estelionato na modalidade conhecida como “golpe do bilhete”, abordando principalmente idosos em via pública. Os criminosos simulavam uma falsa premiação de loteria e convenciam as vítimas a realizar saques e transferências bancárias, acreditando dividir um prêmio inexistente.

Conforme a Polícia Civil, os prejuízos chegavam a dezenas de milhares de reais por vítima, especialmente em Blumenau, atingindo economias de toda uma vida e gerando forte impacto financeiro e emocional.

Como parte da estratégia para combater o fluxo financeiro do grupo, as autoridades determinaram o sequestro de uma residência na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, e a apreensão de um automóvel, ambos vinculados ao proveito do crime.

Brusque fecha 2025 com mais de 700 focos do mosquito da dengue

Brusque encerrou 2025 com mais de 700 pontos com a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Com o fechamento do ano epidemiológico, a contagem de focos foi reiniciada e, nas primeiras semanas de 2026, já foram registrados mais seis pontos positivos no município. Apesar do cenário que exige atenção, a cidade não registra casos confirmados de dengue neste início de ano. O...
Continuar lendo...

Caso Orelha: Polícia indicia advogado e dois empresários por coagir testemunha

A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou um advogado e dois empresários por suspeita de coação a testemunha no processo que investiga os maus-tratos e a morte do cão comunitário Orelha, ocorrido na Praia Brava, em Florianópolis. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (27), durante entrevista coletiva concedida pelo delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, e pela delegada da Delegacia...
Continuar lendo...

Acidente entre dois carros deixa duas mulheres feridas

Um acidente de trânsito envolvendo dois automóveis foi registrado na manhã desta terça-feira (27), por volta das 7h52, no município de Schroeder. A colisão ocorreu no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e Alberto Zanella, no bairro Centro-Leste. Segundo informações apuradas no local, os veículos eram conduzidos por uma mulher de 51 anos e outra de 39 anos. Ambas relataram dores pelo corpo em decorrência do impacto...
Continuar lendo...