Uma operação policial conjunta entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul desarticulou um esquema especializado em aplicar o “golpe do bilhete” contra idosos. A investigação resultou no cumprimento de mandados de prisão e buscas em seis cidades, além da apreensão de bens usados no esquema criminoso. A ação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (27), em Blumenau.
De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, a Operação PREMIUS foi deflagrada às 6h, envolvendo a 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau e a DPCAMI, em ação integrada com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Houve participação direta de equipes de Passo Fundo e Alvorada, reforçando a atuação interestadual.
As diligências ocorreram simultaneamente em Blumenau, Camboriú, Itapema e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, além de Passo Fundo e Alvorada, no Rio Grande do Sul. Ao todo, 40 policiais civis participaram da operação.
Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos 15 mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão, resultando em quatro prisões em campo e no cumprimento de outros sete mandados contra investigados já recolhidos no sistema prisional.
As investigações apontaram que o grupo praticava estelionato na modalidade conhecida como “golpe do bilhete”, abordando principalmente idosos em via pública. Os criminosos simulavam uma falsa premiação de loteria e convenciam as vítimas a realizar saques e transferências bancárias, acreditando dividir um prêmio inexistente.
Conforme a Polícia Civil, os prejuízos chegavam a dezenas de milhares de reais por vítima, especialmente em Blumenau, atingindo economias de toda uma vida e gerando forte impacto financeiro e emocional.
Como parte da estratégia para combater o fluxo financeiro do grupo, as autoridades determinaram o sequestro de uma residência na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, e a apreensão de um automóvel, ambos vinculados ao proveito do crime.



