Na noite desta terça-feira (27), os bombeiros divulgaram detalhes do resgate do homem de 51 anos que estava desaparecido desde domingo (25), na trilha da Lagoa Azul, em Guabiruba. A operação mobilizou equipes terrestres, cães de busca e o helicóptero Arcanjo 03, e exigiu técnicas de rapel para retirada da vítima de uma área de difícil acesso.
Segundo divulgado, as buscas começaram pela manhã e seguiram ao longo do dia. As equipes trabalharam dentro da mata com apoio de um cão farejador para rastrear a trilha do desaparecido. Pela complexidade do terreno, foi solicitado apoio aéreo do Arcanjo 03 no início da tarde.
Por volta das 15h50, a aeronave conseguiu localizar o homem às margens de um rio, em uma região de vegetação fechada e descida íngreme. Para alcançá-lo, a equipe precisou realizar rapel e acessar o local por técnicas de resgate vertical.
Após o contato inicial, o homem foi avaliado no local e, em seguida, transportado de helicóptero até um ponto de apoio no Centro de Guabiruba. De lá, seguiu de ambulância ao Hospital Azambuja, em Brusque, para avaliação médica.
De acordo com os bombeiros, ele estava consciente e orientado, com ferimentos causados pela vegetação, além de relatado enjoo e queimação estomacal. O homem afirmou que tentou retornar pelo leito do rio enquanto os familiares voltavam pela trilha, mas acabou se perdendo. Durante o período em que ficou na mata, consumiu apenas água.



