Devido à formação de um sistema de baixa pressão no continente, que se desloca entre o Sul e o Sudeste do Brasil, as instabilidades voltam a ganhar força em Santa Catarina na quarta-feira (28) e quinta-feira (29) entre a tarde e a noite. Além disso, o calor intenso e a disponibilidade de umidade auxiliam na formação dos temporais.
Na quarta-feira (28), todo o estado fica em observação para temporais isolados. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.
Na quinta-feira (29), os temporais se intensificam com chuva intensa, acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com destaque para Brusque. Neste dia, o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e destelhamentos.
O sistema de baixa pressão deve se deslocar gradualmente para alto mar, intensificando-se ao longo dos próximos dias, e dará origem a um ciclone extratropical.
A orientação é para que, durante os temporais, moradores busquem locais seguros, evitem ficar próximos a janelas e não transitem por áreas com risco de alagamento. Também não é recomendado se abrigar sob árvores nem circular perto de placas, muros e postes de energia.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193. Caso queira receber os avisos diretamente no seu celular, basta se cadastrar. Envie para o 199 o CEP de onde deseja acompanhar os avisos




