ACIBr debate habitação com representantes do Executivo e Legislativo

 

Na última segunda-feira (26), a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) participou de uma reunião para tratar dos desafios da habitação no município. Estiveram presentes no encontro o presidente da entidade, Marlon Sassi; além de representantes do poder municipal, como o secretário de Parcerias, Concessões e Convênios (SPCC), José Henrique Nascimento; a diretora-geral da Procuradoria-Geral do Município, Sônia Knihs Crespi; e o vereador Jean Pirola.

Durante o encontro, realizado na Prefeitura, o presidente da ACIBr apresentou ao poder público a atuação do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL). 

“O IDEL foi criado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e atua na busca de soluções para a habitação em diversas cidades do Estado, com resultados positivos”, frisou.

Segundo Sassi, o problema não afeta apenas Brusque, mas todo o estado de Santa Catarina, e o município pode se espelhar em iniciativas que já estão sendo colocadas em prática em outras regiões.

“O problema habitacional é uma realidade em todo o Estado e não precisamos começar do zero para enfrentá-lo. Existem experiências bem-sucedidas que podem ser adaptadas à nossa realidade local, respeitando as características do município. A partir disso, é possível avançar com mais agilidade na construção de soluções que garantam aos trabalhadores acesso a uma moradia com valores viáveis e localizada mais próxima do local de trabalho, contribuindo também para a retenção de mão de obra na região”, destacou o presidente da ACIBr.

Sassi concluiu afirmando que a pauta é um pilar importante para o desenvolvimento do município. “Esperamos dar continuidade a esse trabalho, com a realização de novas reuniões e a participação do Instituto IDEL nesses encontros, sempre em conjunto com as demais entidades municipais e com os Poderes Executivo e Legislativo”, completou. 

Saiba mais
Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) é uma organização não governamental criada pela Facisc para estruturar ambientes favoráveis à implementação de políticas públicas e iniciativas que fortalecem a economia, a sociedade e o futuro dos municípios brasileiros.

A atuação do Instituto é guiada pela metodologia DEL, uma abordagem única que ultrapassa a ideia de estratégia e se consolida como um verdadeiro movimento de transformação, ao estimular o diálogo entre diferentes atores locais, promover a cooperação entre setores e converter o planejamento em ações concretas voltadas à sustentabilidade. O resultado é a formação de redes de governança participativa, capazes de estruturar caminhos sólidos para o desenvolvimento econômico, social e ambiental em longo prazo.

 

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária no mês de fevereiro. Com isso, não haverá cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor. “De um modo geral, as chuvas foram mais favoráveis nos últimos 15 dias de janeiro, em relação à primeira quinzena desse mês, havendo uma recuperação do...
Continuar lendo...

Homem invade casa, faz filho refém e tenta matar ex

Um homem foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio e cárcere privado após invadir a casa da ex-companheira e cometer agressões. A ocorrência foi registrada na Rua Pastor Oswaldo Hesse, no bairro Ribeirão Fresco, na última sexta-feira (30). Segundo a PM, o autor é ex-companheiro da vítima, relacionamento encerrado há cerca de 30 dias. Ele invadiu a residência da mulher e amarrou o filho dela, um adolescente...
Continuar lendo...

Suspeito de matar entregador em assalto é preso

Na tarde deste sábado (31), uma força-tarefa da Polícia Civil e da Polícia Militar confirmou a prisão do homem apontado como responsável por um roubo seguido de morte que vitimou um entregador de pães no bairro Cidade Nova, em Itajaí. O crime ocorreu no dia 27 de janeiro de 2026, por volta das 10h40, quando um homem armado assaltou dois entregadores de pães de uma empresa de Blumenau. Durante a ação, uma das...
Continuar lendo...