Operação da Polícia Civil apura esquema de desvio de materiais e horas-máquina

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (3), a operação Hora-Máquina para apurar suspeitas de superfaturamento em contratos de aluguel de máquinas pesadas e desvio de macadame e outros materiais para fins particulares, em prejuízo à Prefeitura de Gaspar. As investigações têm como foco fatos ocorridos no último trimestre de 2024, em Gaspar.

Segundo a Polícia Civil, em setembro de 2024 a Prefeitura de Gaspar publicou edital para aquisição de macadame e materiais semelhantes, com quantitativo estimado para um ano de trabalho. No entanto, em apenas três meses, as secretarias de Obras, de Agricultura e o Samae teriam esgotado toda a quantidade prevista na ata de registro de preços para determinados materiais, como macadame e areia industrial.

Ainda conforme a investigação, também foi consumida toda a quantidade de horas-máquina, especialmente de motoniveladora (patrola), restando nenhuma hora disponível para os meses seguintes. A Polícia Civil apurou ainda que uma mesma família teria criado diferentes pessoas jurídicas que concorreram entre si em licitações relacionadas ao fornecimento de macadame e ao aluguel de máquinas pesadas.

No aprofundamento das diligências, foram reunidos indícios de que materiais e horas-máquina teriam sido destinados para fins particulares, inclusive em terrenos privados pertencentes a servidores públicos investigados, o que teria contribuído para o rápido esgotamento dos contratos firmados pelo município.

Entre os investigados estão servidores que ocuparam os cargos de secretário de Obras, secretário de Agricultura e presidente do Samae, além de servidores responsáveis pela fiscalização dos contratos. Um ex-vereador, que não foi reeleito, também figura entre os alvos da investigação.

Durante a operação, foram cumpridas 12 ordens de busca e apreensão domiciliar, com o objetivo de recolher dispositivos eletrônicos, documentos, valores em dinheiro e outros elementos relacionados ao caso. Houve apreensão de quantia em dinheiro em imóveis ligados a empresários investigados. Não foram expedidos mandados de prisão.

A operação Hora-Máquina foi coordenada pela 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (4DECOR) e contou com a participação de diversas unidades da Polícia Civil em Santa Catarina.

Colisão violenta entre carreta e caminhão termina em morte

Um grave acidente entre dois veículos pesados terminou com uma pessoa morta e interditou a rodovia por várias horas. O acidente envolveu uma carreta de nove eixos e um caminhão caçamba e foi registrado na tarde desta segunda-feira (2), na SC-416, km 3, em Garuva. Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes foram acionadas por volta das 15h10. No local, foi confirmada a colisão entre os dois caminhões. Um dos motoristas, identificado pelas iniciais...
Continuar lendo...

Centroavante Olávio não faz mais parte do elenco do Brusque

O Brusque Futebol Clube deve anunciar nas próximas horas a saída de mais um jogador do elenco. Trata-se do centroavante Olávio, que estava no grupo do Quadricolor desde o meio da temporada de 2025, em sua segunda passagem pelo clube. Segundo apurado pela equipe de esportes da Rádio Cidade, Olávio e a diretoria da SAF chegaram a um acordo para a rescisão de contrato. Com isso, o jogador fica livre no mercado. Nesta segunda passagem, ele entrou em...
Continuar lendo...

Carro capota após atingir veículos estacionados e deixa vítimas

Um capotamento envolvendo um Renault Kwid foi registrado na tarde de segunda-feira (2), por volta das 16h30, na Rua 2000, entre a 3ª e a 4ª Avenida, em Balneário Camboriú. A ocorrência resultou em duas pessoas feridas. Segundo informações de testemunhas, o Renault Kwid seguia pela via quando colidiu contra um Chevrolet Tracker que estava estacionado. Com a força do impacto, o Tracker acabou sendo projetado e atingiu uma motocicleta Honda...
Continuar lendo...