No dia 2 de fevereiro, o presidente a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Marlon Sassi, juntamente com o vice-presidente da entidade, José Augusto Werner, estiveram presentes em uma reunião com o secretário estadual de Defesa Civil, Mário Hildebrandt. O encontro aconteceu na sede da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB).
Na ocasião, o secretário apresentou um diagnóstico da estrutura da Defesa Civil em Santa Catarina e detalhou as principais ações desenvolvidas pela pasta ao longo de 2025. Entre os destaques, esteve o anúncio de um avanço decisivo em relação à Barragem de Botuverá, obra considerada estratégica para a segurança hídrica e a prevenção de cheias na região do Vale do Itajaí.
“Conseguimos resolver a questão técnica relacionada ao edital da Barragem de Botuverá. As dúvidas do Tribunal de Contas foram esclarecidas pela equipe técnica, que já emitiu parecer favorável, restando apenas os trâmites formais. A expectativa é republicar o edital, no valor de R$ 156 milhões, ainda em fevereiro ou, no máximo, na primeira quinzena de março, garantindo mais segurança para Botuverá, Guabiruba, Brusque e Itajaí por meio dessa obra. A medida atende a uma determinação do governador Jorginho Mello, que acompanha e cobra a execução do projeto”, falou o secretário.
Para o presidente da ACIBr, Marlon Sassi, a Barragem de Botuverá é uma das principais bandeiras defendidas pela entidade ao longo dos últimos anos. Ele destacou a sensibilidade do secretário em relação ao tema e agradeceu o empenho do Governo do Estado para que a obra avance.
“Primeiro, quero agradecer esse empenho. Sabemos que o secretário viveu de perto os problemas causados pelas cheias e, por isso, tem trabalhado com afinco para que possamos avançar e minimizar os efeitos dessas tragédias. A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá se coloca sempre à disposição para o que for necessário, para que essa obra realmente seja realizada”, finalizou.



