Nesta quarta-feira (4), todas as escolas e creches da rede municipal de ensino de Brusque retomaram às aulas, reunindo mais de 15 mil estudantes. A data marca o início do ano letivo de 2026 e contou com ações de acolhimento, organização pedagógica e preparação das equipes escolares, garantindo um ambiente seguro e didático aos alunos.
“Deseja-se um ano produtivo e de conhecimento, incentivando que as crianças venham com vontade, material organizado e uma rotina de sono e alimentação estabelecida em casa. Os professores se prepararam desde o dia 26, com organizações e formações para o início das atividades”, apontou a secretária de Educação, Franciele Mayer.
“Na parte administrativa, o trabalho vem ocorrendo desde 2024 e 2025, com a convocação de mais de mil servidores para o quadro da Educação. Desde o início de janeiro, estão sendo convocados professores contratados (ACTs) para suprir afastamentos, licenças e demissões”, adicionou.
A Escola de Ensino Fundamental Augusta Dutra, na Limeira (EEF), uma das três maiores escolas da rede, iniciou a volta às aulas com cerca de 794 alunos, distribuídos em turmas do 1º ao 9º ano.
“Atendemos estudantes do 1º ao 9º ano, todos com acompanhamento adequado. Temos monitores em todas as salas, o quadro de professores está completo e o colégio está preparado para receber os alunos, com ar-condicionado em funcionamento, bebedouros e um espaço agradável para acolhê-los neste início de ano letivo”, comentou o diretor da escola, Jânio Johansson.
O Centro de Educação Infantil Bom Samaritano (CEI) está entre as unidades que passam pelo período de adaptação, recebendo novas crianças que estão tendo o primeiro contato com a escola.
“Atendemos crianças de 6 meses a 3 anos. Ao todo, são 108 alunos, distribuídos em turmas de Berçário I, Berçário II e Infantil. Muitas crianças novas estão chegando, e estamos com as salas preparadas para atendê-las. Neste momento, vários bebês passam pelo processo de adaptação à rotina da escola, incluindo a alimentação de forma mais autônoma, sempre com o acompanhamento das professoras”, apontou a diretora do CEI, Viviane Sartori.
As entregas de materiais e uniformes começam a ser distribuídas na próxima segunda-feira. A previsão é que a entrega seja concluída até o final de fevereiro, após o Carnaval.



