Brusque registra 133 gestações entre adolescentes de 10 a 19 anos em 2025

Brusque contabilizou, em 2025, 133 adolescentes grávidas entre 10 e 19 anos, número que representa 6% do total de gestantes do município. Apesar de o índice estar abaixo da média estadual, que registrou 7,64% de gravidez na adolescência, o dado acende um alerta para a saúde pública no município.

Cerca de 80 dessas adolescentes realizam o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acompanhamento médico durante a gestação. A gravidez nessa faixa etária é considerada de maior risco, já que o corpo ainda está em desenvolvimento, o que pode aumentar as chances de complicações como anemia, pressão alta, parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascer.

Segundo o médico especialista em Atenção Primária a Saúde, Fábio Martino Otero Ávila, o cenário exige atenção constante. “É um fato que preocupa, principalmente pelos altos impactos deste evento na vida dessas meninas, sejam esses impactos físicos quanto sociais. O maior desafio com estes jovens é quanto a sua adesão ao uso dos preservativos, que além de evitar gestações não planejadas, previne contaminações que hoje estão em alta, como a sífilis e o HIV”, destaca.

A gravidez pode levar à evasão escolar ou à dificuldade de conciliar os estudos com os cuidados com o bebê, reduzindo oportunidades profissionais no futuro. Em muitos casos, a adolescente passa a depender financeiramente da família ou do parceiro, o que pode aumentar a vulnerabilidade social. A mudança brusca na rotina e as novas responsabilidades também podem provocar sobrecarga emocional.

“A prevenção ainda é a principal forma de enfrentar o problema. O acesso à informação de qualidade, o diálogo aberto à sexualidade e o uso de métodos contraceptivos são fundamentais”, explica o médico.  O preservativo, além de evitar a gravidez não planejada, é a única forma de proteção contra infecções sexualmente transmissíveis. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), preservativos são distribuídos gratuitamente, assim como orientações sobre outros métodos contraceptivos.

Mulher é presa após tentar matar a própria filha recém-nascida em SC

Na tarde da última quarta-feira (4), uma mulher de 32 anos foi presa em flagrante pelo crime de tentativa de infanticídio contra a própria filha, uma recém-nascida de apenas seis dias de vida, no município de Modelo no Oeste de Santa Catarina. Ela teria tentado asfixiar a criança ao pressioná-la contra o próprio corpo. Segundo informações divulgadas pela Polícia, a prisão ocorreu no Hospital do...
Continuar lendo...

Mandado de prisão é cumprido no bairro Águas Claras

A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão contra um homem de 37 anos, na tarde desta quinta-feira (5), no bairro Águas Claras, em Brusque. Segundo a PM, a abordagem ocorreu por volta das 15h44. Contra o homem havia um mandado de prisão expedido pela Comarca de Brusque pelo crime previsto no artigo 250 do Código Penal, que trata de causar incêndio. Após a prisão, ele foi conduzido ao Presídio Regional de Brusque, onde...
Continuar lendo...

Morre no hospital idosa que sofreu atropelamento

Morreu no Hospital Azambuja na tarde desta quinta-feira (05), Albertina Rocha, de 69 anos, após ter sido atropelada pela manhã na rua Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha, em Brusque. O acidente ocorreu enquanto ela atravessava a via. Albertina foi atingida por um Renault Kwid, conduzido por uma motorista de aplicativo, que permaneceu no local e prestou auxílio até a chegada do socorro. A idosa foi socorrida inicialmente pelo Corpo de Bombeiros e, devido...
Continuar lendo...