Ex que matou mulher na frente dos filhos pequenos é condenado em SC

Um crime que chocou pela brutalidade foi submetido a júri popular nesta sexta-feira (6) em Palmitos, no Oeste do estado. Em um dia marcado pela comoção, familiares da vítima acompanharam as mais de 12 horas do julgamento vestindo camisetas que estampavam pedidos por justiça. 

O réu, que esfaqueou e matou a então companheira, foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenado pelo crime de feminicídio, com quatro causas de aumento de pena: crime cometido contra uma mãe na presença dos filhos, mediante descumprimento de medida protetiva de urgência, dissimulação e sem chance de defesa para a vítima. A sessão do Tribunal do Júri determinou a pena de 60 anos de reclusão, em regime inicial fechado.  

Conforme a denúncia do MPSC, em 28 de outubro de 2024, o réu assassinou a vítima com um golpe de canivete na altura do coração, na presença dos quatro filhos do casal (à época, todos menores de idade, incluindo uma bebê). Um deles, então um adolescente, em ato de desespero, tentou prestar socorro e estancar o sangue da mãe. Tanto ele quanto dois de seus irmãos menores (de nove e quatro anos de idade) saíram do local encharcados com o sangue da mãe. 

"Nada trará de volta uma jovem vida que foi brutalmente interrompida. Mas hoje a sociedade recebe uma mensagem clara: a violência doméstica não será tolerada, e quem escolhe agir à margem da lei será duramente responsabilizado. Hoje, a Justiça foi feita", declarou o Promotor de Justiça Gustavo Carlos Roman após a sentença ser proferida.  

O Conselho de Sentença, composto por jurados que representam a sociedade, acatou todas as teses do Ministério Público. No júri, a Promotoria de Justiça sustentou que o réu empregou dissimulação para cometer o crime, pois, para entrar na residência e se aproximar da vítima, ele se utilizou do falso pretexto de que um dos filhos desejava ver a mãe.  

O MPSC comprovou que o réu utilizou recurso que impediu a defesa da vítima, que estava desarmada e era fisicamente menor que ele. O Promotor de Justiça Gustavo Carlos Roman ainda demonstrou aos jurados que o crime foi cometido por motivação torpe, pois o homem não aceitava o término do relacionamento amoroso e tinha ciúmes da vítima.  

A pena ainda foi agravada pelo descumprimento da medida protetiva de urgência, que proibia o réu de se aproximar a uma distância mínima de 100 metros e de ter contato por qualquer meio de comunicação.  A atuação da Promotoria de Justiça de Palmitos também resultou na responsabilização do réu para reparação de danos em favor dos familiares da vítima. Com essa finalidade, a sentença fixou o pagamento de R$ 200 mil.  

Cabe recurso da decisão. O réu, que estava preso preventivamente, não poderá recorrer em liberdade. Em conformidade com a tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do Tema n. 1.068, que trata da soberania dos vereditos do Tribunal do Júri, o cumprimento da pena terá início imediato.  

Homem é baleado após ser flagrado com mulher dentro de carro

Um homem de 29 anos foi baleado no braço e na perna na tarde desta sexta-feira (6), após ser surpreendido por um atirador enquanto estava dentro de um carro com uma mulher, no bairro São Francisco, em Curitibanos, entre o Meio-Oeste e a Serra catarinense. Segundo a Polícia Militar, o autor dos disparos, de 33 anos, chegou ao local, efetuou os tiros e fugiu em seguida. Até o momento, ele não foi localizado. A vítima relatou à PM que...
Continuar lendo...

Carro despenca em ribanceira e deixa dois homens em estado grave

Dois homens ficaram gravemente feridos após um carro sair da pista e capotar em uma ribanceira na madrugada deste sábado (7). O acidente aconteceu por volta das 02h25, na SC-480, em Xanxerê, no Oeste catarinense. Segundo o Corpo de Bombeiros, o veículo, um Volkswagen Golf, perdeu o controle e acabou descendo a ribanceira. Um dos ocupantes foi encontrado fora do carro, em estado grave, e foi atendido e encaminhado ao hospital pela equipe dos bombeiros. O outro...
Continuar lendo...

Às vésperas do Carnaval, Brusque intensifica ações de prevenção às ISTs

A Secretaria de Saúde de Brusque realizou, na noite desta quinta-feira (5), uma ação em bares e casas noturnas da cidade em alusão à prevenção do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ao todo, foram distribuídos cerca de 200 preservativos femininos e mais de 3000 preservativos masculinos. A ação foi intensificada neste período devido à proximidade do Carnaval,...
Continuar lendo...