Tenistas estrangeiros são denunciados por racismo em torneio

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou uma denúncia criminal contra dois tenistas estrangeiros, um venezuelano e um colombiano, que teriam proferido ofensas racistas durante um torneio de tênis no município de Itajaí. A denúncia foi oferecida pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital, que atua no enfrentamento ao racismo em âmbito estadual. 

Os fatos teriam ocorrido no dia 22 de janeiro, durante a partida da primeira chave de duplas do torneio ATP Challenger 75 - Itajaí Open de 2026. Segundo a denúncia, o tenista venezuelano teria feito gestos imitando um macaco, coçando as axilas em direção ao público presente. A atitude, registrada por espectadores, configuraria incitação ao preconceito racial, conforme previsto no artigo 20 da Lei n. 7.716/89. 

No mesmo contexto, o atleta colombiano teria direcionado ao funcionário do clube uma injúria racial, chamando-o de “macaquito de merda”, o que, segundo a 40ª Promotoria de Justiça, atinge diretamente a dignidade da vítima em razão de sua raça e cor. A conduta se enquadraria no artigo 2º-A da Lei nº 7.716/89. 

Além da condenação pelos crimes imputados aos acusados, para o atleta acusado de injúria racial, o Ministério Público requer o valor mínimo de R$ 5 mil a ser pago à vítima.  Já para o atleta acusado de incitação ao preconceito, pede indenização de R$ 15 mil. Os valores se destinam ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), destinado a subsidiar projetos de interesse da sociedade, como ações de promoção da igualdade étnico-racial. 

A denúncia foi ajuizada nesta quinta-feira (5) e ainda não foi recebida pelo Poder Judiciário. Com o recebimento, os acusados passarão a ser considerados réus em ação penal.

Setram leva modelo de regulamentação de autopropelidos a Imbituba

A experiência construída por Brusque na regulamentação da micromobilidade urbana ultrapassou os limites do município mais uma vez e passou a servir de referência regional. Nesta quarta-feira (04), a Secretaria de Trânsito e Mobilidade foi convidada a apresentar o modelo adotado pela cidade, desde a criação da legislação municipal até a implantação dos cursos voltados a condutores de equipamentos...
Continuar lendo...

Ex que matou mulher na frente dos filhos pequenos é condenado em SC

Um crime que chocou pela brutalidade foi submetido a júri popular nesta sexta-feira (6) em Palmitos, no Oeste do estado. Em um dia marcado pela comoção, familiares da vítima acompanharam as mais de 12 horas do julgamento vestindo camisetas que estampavam pedidos por justiça.  O réu, que esfaqueou e matou a então companheira, foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenado pelo crime de...
Continuar lendo...

Homem é baleado após ser flagrado com mulher dentro de carro

Um homem de 29 anos foi baleado no braço e na perna na tarde desta sexta-feira (6), após ser surpreendido por um atirador enquanto estava dentro de um carro com uma mulher, no bairro São Francisco, em Curitibanos, entre o Meio-Oeste e a Serra catarinense. Segundo a Polícia Militar, o autor dos disparos, de 33 anos, chegou ao local, efetuou os tiros e fugiu em seguida. Até o momento, ele não foi localizado. A vítima relatou à PM que...
Continuar lendo...