O Colégio UNIFEBE foi preparado para receber estudantes e familiares no início do ano letivo de 2026. A retomada das atividades escolares marca a ampliação da instituição e o início dos serviços voltados ao Ensino Fundamental I e a abertura de novas turmas.
As programações foram desenvolvidas durante a recepção de estudantes e familiares, além dos intervalos. Nos dias 26 e 27 de janeiro, os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II foram recebidos com DJ, além da distribuição de picolés e pipocas. Outra atração que marcou o reencontro das diferentes turmas foi a cabine fotográfica, que tirou fotos instantâneas dos estudantes.
Arcos de balões fizeram parte da decoração montada para receber os primeiros estudantes do Ensino Fundamental I do Colégio UNIFEBE. Após o acolhimento e as orientações iniciais, as turmas participaram de momentos de recreação, acompanhados de pipoca e picolé. Os novos estudantes também receberam um copo institucional e uma lancheira personalizável.
A interatividade foi conduzida com apoio do Grêmio Estudantil Avante do Colégio UNIFEBE. Durante a atividade, os estudantes puderam participar de momentos de pintura facial e de cabelo, com o cabelo maluco, além de esportes e recreação.
Fundamental I
Elisângela Dada fez questão de acompanhar o primeiro dia de aula de Arthur, de nove anos, no quarto ano, e de Amanda, de seis anos, que começou os estudos no primeiro ano. Conhecedora da estrutura e da metodologia do colégio, a família do bairro Cedro Alto, em Brusque, acompanhava com atenção o processo de abertura do Ensino Fundamental I. Antes dos mais jovens, outra filha, Ellen, se formou no Colégio UNIFEBE e, atualmente, é acadêmica do curso de Psicologia da UNIFEBE.
Segundo ela, além da qualidade da educação, a proximidade que a equipe do Colégio mantém com as famílias é um diferencial e ela queria garantir que os filhos pudessem acompanhar e ter sua formação no contexto da instituição. “A expectativa, desde quando começaram os rumores de que haveria o Fundamental I, era muito grande. Como tinha a Ellen aqui, queria trazer os outros dois para cá. Acho que o colégio é muito bom, a recepção das pessoas é muito boa, o humanismo é muito bom e diferente de outras experiências que tivemos”, descreve. “Desde que iniciaram as obras para a construção do Colégio, eu fiquei na expectativa de que fosse conseguir matriculá-los. Estou ansiosa para ver o prédio novo, mas o fato de eles já estarem aqui já é muito bom”.
Acolhimento aos estudantes
Conforme o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, o início do ano letivo é um momento marcante para toda a comunidade escolar e 2026, com a ampliação dos serviços do Colégio, é um ano especial por representar um avanço importante na presença da instituição na região. Ele ressalta a importância da participação das famílias no ambiente da instituição. “Nós prezamos muito por um ambiente saudável, e a boa relação depende de todos nós, professores, alunos”, descreve.
O diretor também enfatizou a qualidade do serviço prestado pela instituição e os recentes resultados atingidos. De acordo com ele, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver diferentes habilidades e conhecimentos por meio dos projetos, eventos e atividades desenvolvidas na instituição.
Segundo o diretor, toda a estrutura e equipe do Colégio estão mobilizadas para o acolhimento necessário aos estudantes, muitos dos quais estão retomando ou tendo seu primeiro contato com o ambiente do Colégio. “Pensamos em momentos em que os alunos se sintam acolhidos, para que, mesmo sendo um ambiente novo, não se sintam estranhos. Nossa principal preocupação é que os alunos se sintam bem nesse momento de estranheza, especialmente os mais novos, e que eles se sintam muito bem no Colégio”, afirma.
Solenidade
Durante a cerimônia de recepção aos estudantes do Ensino Médio e Fundamental II, a presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e reitora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE), professora Rosemari Glatz, deu as boas-vindas aos estudantes e reforçou o papel do ambiente escolar e da formação na vida dos jovens.
“É bem possível que muitos de vocês estejam conosco durante muito tempo, pois a instituição oferece até oportunidade da pós-graduação. Quando adultos, muitos vão trabalhar conosco, seja como profissionais técnico-administrativos, estagiários, professores ou na gestão”, projeta. “Uma boa educação é feita por muitos, mas uma parte muito importante são vocês, os nossos alunos. Porque o aprendizado depende muito de vocês”, descreve.
O vice-presidente da Febe e vice-reitor da UNIFEBE, professor Sergio Rubens Fantini, falou sobre a ampliação e modernização da estrutura do Colégio UNIFEBE. “Desejo a todos um bom ano, que vocês sejam felizes aqui conosco. Que continuem conosco até se formarem, quem sabe muitos, até na graduação.”



