Quarta-feira de Cinzas terá cinco missas na igreja Matriz

A Quarta-feira de Cinzas, celebrada em 18 de fevereiro, será marcada por cinco missas na igreja Matriz São Luís Gonzaga: às 7h, 9h, 15h, 19h e 22h. A celebração dá início ao tempo da Quaresma, um período de conversão e silêncio, de oração mais intensa, de jejum e da prática da caridade. 

“Não se trata apenas de um rito exterior, mas de um chamado profundo à mudança de vida e ao retorno sincero a Deus. Ao recebermos as cinzas sobre a cabeça, ouvimos palavras fortes e cheias de significado: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”. As cinzas recordam a fragilidade da vida humana, a necessidade da humildade e a urgência de colocar Deus no centro da nossa existência. É um gesto simples, mas profundamente espiritual, que nos convida a rever nossas atitudes, escolhas e prioridades”, explica o pároco, padre Hélio Feuser.

Segundo ele, a Quarta-feira de Cinzas também é o momento de assumir compromissos concretos de vida durante a Quaresma. “Intensificar a oração pessoal e comunitária, praticar o jejum que educa o coração e fortalece o espírito, e exercitar a caridade, especialmente com os mais pobres e sofridos. É tempo de reconciliação, de perdão, de recomeço”, afirma.

Campanha da Fraternidade

A Quarta-feira de Cinzas também representa um momento especial de início da Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela Igreja no Brasil em sintonia com as comunidades católicas em todo o país. A campanha anual é um convite à conversão pastoral e social: ela inspira o fiel a viver a fé de forma mais autêntica, comprometendo-nos com a dignidade da pessoa humana e com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. 

“O tema da Campanha da Fraternidade 2026 é “Fraternidade e Moradia”, chamando nossa atenção para o direito fundamental a uma casa digna para todas as famílias. O lema escolhido é “Ele veio morar entre nós” (João 1,14), que ilumina a reflexão da campanha a partir do mistério da Encarnação: Deus em Jesus Cristo não permanece distante, mas se aproxima de nós, especialmente dos que vivem em condições de vulnerabilidade”, ensina o pároco.

De acordo com padre Hélio, a Campanha da Fraternidade é um convite às pessoas para uma vida com mais solidariedade e compromisso social, levando a fé para além dos muros das igrejas, traduzida em gestos concretos no mundo, em favor dos mais necessitados. “Que este dia e todo o tempo quaresmal sejam verdadeiros momentos de encontro com Deus e de compromisso renovado com nossos irmãos e irmãs”, expressa.

(VÍDEO) Operação cumpre 17 mandados e prende cinco pessoas em Gaspar

Na manhã desta quinta-feira (12), as Polícias Civil e Militar de Santa Catarina deflagraram uma grande operação de combate ao crime organizado na região conhecida como Marinha, em Gaspar. A ação teve como objetivo o cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão domiciliar contra integrantes de uma organização criminosa ligada ao narcotráfico. Batizada de “Asfixia Marinha”, a operação...
Continuar lendo...

Samae soluciona problema na elevatória da rua Eugênio Brandt, no bairro Limeira

O Samae de Brusque solucionou um problema importante na elevatória da rua Eugênio Brandt, no bairro Limeira. No local, a bomba responsável por operar 24 horas por dia realizava paradas automáticas de segurança sempre que o volume de água que chegava para a distribuição não era suficiente. A consequência era o desabastecimento, principalmente nos finais de semana, afetando moradores nas partes mais altas da via. O...
Continuar lendo...

Discussão por dívida termina em vitima esfaqueada

Uma discussão por cobrança de dívida terminou em caso de lesão corporal grave ou gravíssima e na prisão de um homem de 25 anos na noite desta quarta-feira, por volta das 21h28, no bairro Velha Central, em Blumenau. Guarnições da Polícia Militar foram acionadas inicialmente para atender uma ocorrência de pessoa esfaqueada. No local, a vítima, um homem trans de 23 anos, relatou que foi cobrar um valor devido quando,...
Continuar lendo...