Policia desarticula organização criminosa em São João Batista

Na manhã desta quinta-feira (19), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São João Batista, deflagrou a Operação Entre Pátios, que busca desarticular um grupo investigado por atuar no comando do tráfico de drogas no município. 

A ação é resultado de um procedimento que iniciou com a apuração de um homicídio qualificado e destruição de cadáver ocorridos em maio de 2025.  

Durante as investigações, a análise técnica dos celulares apreendidos no cumprimento dos mandados de prisão temporária permitiu identificar a prática de outros crimes, com a participação de novos envolvidos, incluindo tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo e atuação em organização criminosa. 

Em cumprimento às ordens judiciais expedidas pela Vara Estadual de Organizações Criminosas, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, todos em São João Batista.  Uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

Além do tráfico de drogas, as apurações apontam que os suspeitos também estariam envolvidos com porte ilegal de arma de fogo, associação para o tráfico e possível vínculo com organização criminosa.  

Os elementos reunidos indicam atuação coordenada, com estrutura hierarquizada, logística definida e comunicação codificada – características típicas de organização criminosa.  

Durante a Operação Entre Pátios, foram apreendidos, além de uma espingarda, equipamentos eletrônicos que serão analisados e podem reforçar a comprovação da dinâmica delitiva.  

As investigações seguem sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas conforme a publicidade dos autos.  

A operação “Entre Pátios” foi nomeada devido à ligação entre os terrenos dos investigados, onde portões nos fundos facilitam a comunicação e a movimentação ilegal entre as propriedades. 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas. 

Motociclista fica ferido após acidente no Centro de São João Batista

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quinta-feira (19), por volta das 9h20, na Rua Augusto Paulo Durkop, principal via do Centro de São João Batista. A colisão ocorreu nas proximidades da Rede Feminina de Combate ao Câncer e mobilizou equipes de socorro. Conforme as informações apuradas no local, o condutor de uma Fiat Toro realizava uma conversão à esquerda para acessar a rua Presidente Costa e Silva quando...
Continuar lendo...

Nova via entre o IFC e o Colégio Cultura recebe 335 toneladas de asfalto no Jardim Maluche

A Secretaria de Obras finalizou a pavimentação de uma nova via no bairro Jardim Maluche, no trecho localizado entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Colégio Cultura. A intervenção tem como objetivo facilitar o deslocamento de motoristas e pedestres que utilizam a ligação entre a ponte do Jardim Maluche e o bairro, além de aprimorar o acesso à nova Beira Rio. Para a execução da obra, foram aplicadas...
Continuar lendo...

Mercado de Pulgas chega a 25ª edição no mês de março

O clima de nostalgia está tomando conta de Brusque novamente. O tradicional Mercado de Pulgas de Brusque chega a 25ª edição e já tem data marcada: dias 13, 14 e 15 de março. O evento será realizado no Pavilhão da Fenarreco, contará com mais de 180 expositores. A entrada é solidária: basta doar um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo, que serão destinados a instituições...
Continuar lendo...