Um idoso de 77 anos foi socorrido após um afogamento em água salgada registrado por volta do meio-dia desta quinta-feira (19), na Praia do Estaleirinho, localizada na Avenida Rodesino Pavam, em Balneário Camboriú.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a guarnição foi acionada e se deslocou cerca de 100 metros à esquerda do posto de guarda-vidas, após a informação de que o homem havia sofrido uma queda na faixa de areia e evoluído para um quadro de afogamento secundário, inicialmente classificado como grau 6, considerado o mais grave.
Quando os bombeiros chegaram ao local, guarda-vidas da Praia do Estaleirinho e dois profissionais que estavam de folga, oriundos da Praia de Itapema, já realizavam os primeiros atendimentos. As equipes iniciaram imediatamente os procedimentos de reanimação cardiopulmonar (RCP), conseguindo restabelecer a circulação espontânea da vítima.
O idoso foi colocado em posição lateral e permaneceu sob monitoramento contínuo de pulso e respiração. De acordo com os socorristas, havia grande quantidade de água e espuma sendo expelida pela boca e pelas narinas.
Durante o atendimento, o paciente voltou a sofrer uma parada cardiorrespiratória. Foram realizados mais dois ciclos de reanimação, com novo retorno do pulso. Na sequência, a unidade avançada do Samu assumiu a ocorrência. O homem foi intubado ainda na areia e encaminhado ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, onde segue recebendo atendimento médico especializado.



