Zoobotânico recebe alunos para atividades em celebração ao Dia do Meio Ambiente

Nesta semana, o Zoobotânico em parceria com o Samae por meio da Comissão Gestora do Meio Ambiente (Cogemas) e a Fundação de Meio Ambiente (Fundema) realizaram um evento em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. 

“Nessa ação, contamos com a parceria da Fundema e do Samae. Como o tema é meio ambiente, a Fundema trouxe o Projeto Sairinhas, trabalhando a questão da compostagem. Já o Samae apresentou o projeto sobre a água, explicando todo o processo, desde os rios até o encanamento das nossas casas” comentou a professor de educação ambiental do Zoobotânico, Priscila Dauer

Ao longo da tarde, o Zoobotânico recebeu alunos do 1º, 2º e 3º anos de diversas escolas municipais e estaduais para participarem de brincadeiras de adivinhação de animais e atividades sensoriais. O tema deste ano foi a campanha “Ariranha: Sentinela dos Rios”, uma iniciativa da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) em parceria com o Projeto Ariranhas, que busca conscientizar sobre a importância da preservação da espécie e dos ecossistemas aquáticos.

“Além de apresentar às crianças o processo de tratamento da água, o evento foi uma oportunidade para conscientizar sobre a importância da preservação ambiental. A participação dos alunos tornou a atividade ainda mais especial e reforça o compromisso do Samae com a educação ambiental” destacou o presidente do Cogemas, Ruan Reis

As crianças também puderam observar animais taxidermizados e conhecer de perto espécies que dificilmente são vistas no dia a dia. A atividade permitiu que os estudantes explorassem melhor a flora e a fauna, tornando o aprendizado mais prático, interativo e divertido.

“Essa visita é muito importante porque, durante essas atividades, as crianças aprendem mais sobre o meio ambiente e sobre as espécies nativas da nossa região. Elas saem um pouco do contexto da sala de aula e do material didático, que já aborda esses temas, para vivenciar esse conhecimento de forma mais concreta, o que é fundamental para que elas compreendam e fixem melhor essas informações” finalizou o professor dos anos iniciais, Bruno Henrique Jesus

Com 15 anos de atuação, GTB investe em formação dos agentes

Com 15 anos de atuação completados em 2026, a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) se consolida como uma das corporações mais qualificadas da região. Dos 18 agentes que integram o efetivo atual, 17 possuem ensino superior e 15 já concluíram cursos de pós-graduação. O investimento em capacitação técnica e acadêmica visa responder aos complexos desafios da mobilidade urbana no...
Continuar lendo...

Casal é flagrado com iPhones e anabolizantes escondidos junto ao corpo

Um casal foi flagrado transportando celulares, anabolizantes e scooters elétricas vindos do Paraguai, sendo que parte da mercadoria estava escondida junto ao corpo dos ocupantes do veículo. A apreensão ocorreu por volta das 21h da última segunda-feira (22), na SC-480, em Chapecó. A abordagem foi realizada pelo Comando de Polícia Militar Rodoviária em frente ao posto rodoviário. O veículo, um VW T-Cross com placas de Belo...
Continuar lendo...

Colisão entre três veículos deixa mulher ferida

Uma colisão envolvendo três veículos terminou com uma motorista encaminhada ao hospital após reclamar de dores nas costas. O acidente foi registrado por volta das 17h desta terça-feira (23), na avenida Frei Godofredo, no bairro Santa Terezinha, em Gaspar. Quando os bombeiros chegaram ao local, encontraram a condutora de um dos veículos ainda no interior do automóvel. Ela utilizava cinto de segurança e relatava dores na região do...
Continuar lendo...