(VÍDEO) Cerâmica Reis passa a contar com sistema de videomonitoramento

Moradores da Cerâmica Reis passaram a contar com um novo sistema de videomonitoramento implantado pela Associação de Moradores do bairro. O projeto, que vinha sendo planejado há cerca de um ano e meio, entrou oficialmente em operação após a instalação de dez câmeras em pontos estratégicos da comunidade.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Egberto Vieira dos Santos, a entrega do sistema marcou uma importante conquista para o bairro. A iniciativa contou com o apoio de moradores, empresários, patrocinadores e forças de segurança.

“Foi um projeto construído ao longo de muito tempo. No dia da entrega reunimos a comunidade, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, CDL e parceiros que ajudaram a tornar isso possível. Conseguimos apresentar o funcionamento das câmeras e mostrar os locais onde elas foram instaladas. Foi um momento muito importante para todos nós e um marco para a comunidade”, destacou. 

As dez câmeras foram instaladas nas entradas e saídas do bairro, além da região central da comunidade, próximo à praça e à escola. O objetivo é ampliar a segurança e fortalecer o trabalho já realizado por meio do programa Rede de Vizinhos. 

Egberto explicou que o sistema conta com tecnologia de leitura de placas e está integrado às forças de segurança.

“As câmeras possuem um sistema capaz de identificar veículos cadastrados em ocorrências. Caso um carro furtado ou envolvido em algum crime passe pelos pontos monitorados, um alerta é enviado automaticamente para as forças de segurança, facilitando a localização e a atuação policial”, explicou. 

Além do acesso da empresa responsável pela manutenção, o sistema também pode ser consultado pelas autoridades em caso de investigações ou ocorrências policiais. 

O presidente da associação revelou que os primeiros resultados já começaram a aparecer. Recentemente, um veículo investigado em uma ocorrência passou pelo bairro e foi identificado pelas câmeras.

“A comunidade já percebe uma sensação maior de segurança. Inclusive, em uma investigação recente, foi possível verificar que um veículo envolvido em um crime passou pela Cerâmica Reis antes de seguir para outro bairro. Isso mostra a importância do monitoramento e como ele pode auxiliar as forças de segurança”, afirmou. 

Para garantir a manutenção do projeto, a associação mantém um programa de associados. Atualmente, cerca de 86 moradores contribuem mensalmente com um valor simbólico de R$ 20. Além de ajudar a custear o sistema, os associados recebem benefícios em estabelecimentos parceiros do bairro.

Egberto também fez um apelo para que mais moradores participem da iniciativa.

“Hoje temos mais de três mil moradores na comunidade e apenas 86 associados. É um projeto que beneficia todo o bairro. Com mais participação da população, poderemos manter as câmeras funcionando e investir em outras melhorias para a comunidade”, ressaltou.

Menino atingido por trave tem piora e segue em estado gravíssimo na UTI

O menino Wesley, atingido por uma trave de futebol em Itajaí, teve piora no quadro clínico e segue em estado grave na UTI do Hospital Pequeno Anjo. A atualização foi divulgada nesta quinta-feira (25), após novas avaliações médicas realizadas na unidade. Segundo o hospital, os sedativos da criança foram suspensos na manhã desta quinta-feira (25) para a realização de exames neurológicos. Wesley permanece...
Continuar lendo...

Temperô na Praça 2026 acontece de 3 a 5 de julho na Praça Sesquicentenário

A 9ª edição do Temperô na Praça será realizada de 3 a 5 de julho, na Praça Sesquicentenário. Promovido pelo Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), em parceria com o Sebrae/SC, o evento terá como tema a gastronomia serrana e contará com pratos exclusivos desenvolvidos especialmente para o festival. Ao todo, 19 estabelecimentos participam desta...
Continuar lendo...

Prefeitura de Brusque abre seletivo com salários de até R$ 4,5 mil na área operacional

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica, abre nesta sexta-feira (26) as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 008/2026. O certame destina-se à formação de cadastro reserva para contratação temporária de profissionais em diversas funções operacionais da administração pública municipal. As...
Continuar lendo...