Núcleo das Cooperativas forma primeira turma do Projeto Profissional do Futuro

Na manhã desta terça-feira (9), a primeira turma do projeto Profissional do Futuro concluiu sua formação. Realizado pelo Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), o projeto piloto foi aplicado entre os estudantes do Ensino Médio da Escola Carlos Maffezzolli, em Guabiruba. A coordenadora do Núcleo, Andreia Niehues, comemorou o sucesso do evento, destacando a necessidade de capacitação do jovem para o mercado de trabalho. 

“Quero agradecer à escola que nos abriu as portas. E dizer que estamos muito felizes com o resultado que tivemos aqui. Observamos que foi possível compartilhar conteúdos relevantes e construir um diálogo com os alunos. Esperamos que essa marca de bons exemplos e direcionamentos contribua para boas escolhas no futuro de cada um”, avalia Andreia.

De acordo com a coordenadora, a primeira edição do Profissional do Futuro chega ao fim com a certeza de um crescimento mútuo. “Por mais que tenhamos experiências para compartilhar, eles também nos ensinaram durante todo o projeto”, ressalta. 

Profissional do futuro 

O estudante Matheus Gustavo Leal, da 2ª série do Ensino Médio, avalia a experiência como produtiva, reforçando que os encontros estimularam à reflexão sobre a futura vida profissional. “Gostei muito da parte de autoconhecimento e empreendedorismo, porque já tenho uma ideia pré-determinada de que quero ser programador. Mas os ensinamentos que aprendi nas aulas me levaram a pesquisar mais sobre o que eu realmente queria”, ressalta. 

Assim como Matheus, a aluna Gabrielly Merisio, também da 2ª série, comenta sobre a importância dos assuntos abordados pelo projeto. “Penso que, para nós que estamos quase nos formando, é bom aprendermos mais sobre quem somos, a economia e como a sociedade funciona”, frisa. 

O mesmo pensamento é partilhado por João Pedro Ribeiro, aluno da 2ª série, que não tinha conhecimento sobre o conteúdo discutido no projeto. “Foi muito importante para o nosso futuro, porque muitos não tinham muita noção do que vão fazer ou de por onde começar. Então o que aprendemos vai agregar muito”, fala. 

O projeto 

Com duração de aproximadamente dois meses, o Profissional do Futuro é dividido em quatro encontros. A abertura tem como tema a palestra “Profissional 4.0”, onde são apresentados os conceitos de Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) e do Mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível). 

No segundo encontro, os estudantes aprendem sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo. A expectativa é de que, a partir deste conhecimento, os estudantes possam refletir sobre o futuro.

Já no terceiro módulo são ensinadas noções de cooperativismo e educação financeira. Por fim, no quarto e último encontro, os alunos conhecem ferramentas e processos que estimulam o autoconhecimento.

A coordenadora Andreia explica que o projeto deve continuar e a previsão é que, a cada semestre, ocorra em uma instituição de ensino diferente.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Cinco cursos gratuitos de capacitação estão com matrículas abertas

Devido a alta procura pelos cursos de capacitação, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sindilojas e apoio do Senac, abriu cinco novas turmas para cursos de qualificação profissional: assistente financeiro, cuidador infantil, informática essencial, promotor de vendas e atendente de farmácia. As aulas iniciam na última semana do mês de maio e são presenciais. O curso...
Continuar lendo...

Estudante da UNIFEBE tem pesquisa publicada em periódicos de destaque no Brasil

A pesquisa desenvolvida pelo estudante do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da UNIFEBE, André Guilherme Marchi, foi selecionada e publicada em um dos principais periódicos científicos do Brasil do setor químico têxtil. A análise comparativa entre metodologias de preparação de malha para estamparia rotativa foi desenvolvida em uma indústria têxtil de Jaraguá do Sul,...
Continuar lendo...

Prefeitura entrega certificado do Serviço de Inspeção Municipal

Para garantir a segurança no consumo de produtor de origens animais, como carne, leite, ovos e queijo, a Prefeitura de Brusque trabalha em duas frentes. A primeira é a fiscalização, que é realizada por meio da Vigilância Sanitária. A segunda é o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é realizada através da secretaria de Desenvolvimento Econômico. O certificado garante a segurança do produto...
Continuar lendo...