Inscrições para o Encceja 2023 estão abertas e com prazo de término 2 de junho

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 estão abertas e encerram no dia 2 de junho.

O popular provão tem o objetivo de certificar jovens adultos que não concluíram os estudos da fase fundamental e média do sistema de ensino brasieliro. Porém alguns requisitos devem ser seguidos para a realização da inscrição, sendo estes possuir 15 anos no mínimo para a realização da prova do ensino fundamental, e no mínimo 18 anos para a prova de ensino médio.

O exame é totalmente gratuito, porém quem realizou a inscrição em anos anteriores e não compareceu para realizar a prova, não justificando, pagará uma taxa de R$ 40,00 para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O valor deve ser pago através de um boleto que deve ser gerado no sistema de inscrição e pode ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

Os interessados em realizar o exame deverão realizar a inscrição pelo Sistema Encceja com o login único de acesso à plataforma do Gov.br

https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=portal-logado.estaleiro.serpro.gov.br&authorization_id=188593b5389 

 Na seção de inscrição o candidato deverá colocar informações de qual municipio realizará a prova e para qual certificação será, se para ou fundamental ou para o médio.

As provas tanto para certificação do ensino fundamental quanto médio serão aplicadas no dia 27 de agosto, e o candidato deve prestar muita atenção nas informações descritas no formulário de inscrição e cartão de confirmação, além de consultar o edital disponível no site.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões