Desprestigiado politicamente, pois nem mesmo o secretário de Desenvolvimento Regional se fez presente, mas recebido por empresários, esteve em Brusque no final da tarde desta quarta-feira (2) o secretário de estado da Defesa Civil, Milton Hobus. Ele se deslocou à cidade para falar sobre o projeto da barragem de Botuverá, obra do governo do estado, que deverá trazer benefícios regionais como a geração de energia e contenção das águas do Rio Itajaí.
O projeto foi desenvolvido pelo consórcio Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia LTDA e KL Serviços de Engenharia S/A. A fase atual é do estudo básico da obra que deverá consumir recursos na ordem de R$ 100 milhões, oriundos de empréstimo do Banco do Brasil. Considerada como uma obra de porte médio, a barragem tem como objetivo conter cerca de 15,7 milhões de metros cúbicos de água no Rio Itajaí.
A geração de energia abastecerá municípios da região e ainda ajudará no fornecimento de água para a população e de animais. O secretário confirmou que o projeto está em fase adiantada e que as obras devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano, com previsão de conclusão para o final de 2016.
LDO