Presidente e Vice-Presidente do CMDCA explicam destinação de valores para projetos que visem a criança e o adolescente

As entrevistadas desta sexta-feira (05) do programa Conexão 92 foram, Giovana Lã, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Franciele Meyer, Vice-Presidente do CMDCA. O assunto tratado foi o dinheiro destinado ao Fundo Municipal para Infância e Adolescente (FIA) de Brusque.
O CMDCA é um órgão normativo, deliberativo e controlador das políticas sociais de promoção e defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, ao qual destina o valor arrecadado no imposto de renda ao FIA.
Franciele explica que o cidadão não paga a mais no imposto de renda, ele simplesmente ao invés de mandar tudo ao governo escolhe destinar no máximo 3% para o FIA.
“Essa doação é voluntária e pedimos para que os contadores auxiliem e expliquem para seus clientes que é um benefício que fica para o município, sem custos a mais para o contribuinte. Ele ajuda indiretamente entidades de proteção à criança e adolescente, dentre as entidades contempladas este ano estão a APAE, AMA, Grupo de Escoteiros”, frisa Giovana Lã.
Neste ano 13 projetos foram contemplados com os valores destinados ao FIA, sendo estes Lar Sagrada Família, Associação de Amigos do Autista (AMA), Barateiro Futsal, Arte Mais Suave, Ser Brusque, Anjos do Peito, Grupo de Escoteiros com dois projetos, além das Quatro Linhas Charlotte, APAE e Centro de Direitos Humanos (CDH). Todas as ações são voltadas para crianças e adolescentes de Brusque.
Todas as entidades não governamentais podem inscrever seus projetos para receberem recursos do FIA, porém tem pré-requisitos, sendo estes a apresentação de documentos que comprovam a existência e a colaboração social da entidade, além de comprovarem que desenvolvem ações voltadas ao benefício de crianças e adolescentes, apresentação de cronograma para a realização do projeto, dentre outros requisitos. Os interessados devem fazer um cadastro que fica disponível pelo site da Prefeitura de Brusque, ou indo presencial na Secretaria dos Conselhos que fica na prefeitura.