Muitas pessoas têm reclamado de que os pedidos do Auxílio Emergencial feitos à Caixa Econômica Federal estão demorando para ter retorno. A informação que aparece é de que o mesmo está “em análise” há vários dias.
A reportagem tentou buscar explicações junto ao banco e pouca coisa de concreto obteve. De acordo com o banco, se a mensagem aparece é porque o pedido ainda não foi avaliado pelo governo, através do sistema que faz o cruzamento das informações para verificar se a pessoa tem ou não direito ao benefício.
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Inicialmente, a Caixa havia divulgado que o prazo era de cinco dias. Porém, diante das inúmeras reclamações das últimas semanas, o banco afirmou que o período é uma estimativa, podendo ser maior ainda.
O Ministério da Cidadania do governo federal, que coordena os pagamentos, divulgou que é preciso aguardar os prazos, devido à complexidade dos dados a serem verificados em um curto período de tempo.
Segundo informações da Caixa, quando o cadastro aparece como aprovado, o dinheiro é liberado dentro de três dias úteis. Isso para quem tem conta na própria Caixa ou em outros bancos. Caso o valor não entre nesse período, há um telefone de contato para tirar as dúvidas, que é o número 111.
Quem não tem conta em banco, a Caixa abre uma conta digital. Para movimentar o valor, a pessoa precisa baixar o aplicativo Caixa tem no celular. Chamada também e Poupança Social, a conta começará a receber os valores a partir do dia 27 de abril. O aplicativo está disponível apenas para os sistemas Android e iOs.