Beira Rio ganha 262 mudas de árvores
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:899485:n2b53de1db2c509d1910c11dcfa00aa5d.jpg)
Durante a última semana, a equipe de jardinagem da secretaria de Obras concentrou suas ações na nova etapa de plantio de extremosas nas calçadas da Avenida Beira Rio. Até o momento, 252 mudas já foram plantadas. Desse total, 181 mudas foram plantadas somente semana passada. O serviço que foi iniciado em janeiro distribuiu as espécies pelo passeio da rotatória da Apae, até as proximidades da ponte estaiada. A segunda etapa teve início próximo a ponte Santos Dumont e seguiu até o trecho da calçada na altura do coletivo Santa Teresinha.
Junto ao plantio das mudas, a equipe realizou também a limpeza de toda a extensão da calçada e dos meios-fios. Nos próximos meses, a Secretaria de Obras se prepara para dar continuidade nas proximidades da entrada do pavilhão de eventos indo ao encontro das extremosas plantadas até a ponte estaiada. Alguns trechos que ainda não foram arborizados devem começar a receber as ações de enrocamento. A proteção das margens com pedras detonadas servirá como sustentação para a pavimentação da nova calçada. Ainda esta semana, a equipe dará início aos trabalhos da entrada do pavilhão de eventos em direção ao coletivo Santa Teresinha.
Após o término da pavimentação do passeio a equipe de jardinagem programa para dar início a fase final de arborização. Nesse momento, somente os trechos pavimentados de novas calçadas recebem o benefício do projeto de arborização. Os trabalhos seguem de acordo com o andamento e a conclusão da construção dos novos passeios. O objetivo é que ao total, mais de 500 mudas façam parte do visual das novas calçadas e, consequentemente, da vida dos moradores brusquenses.
Espécies
As extremosas foram escolhidas para arborizar os sete quilômetros totais de extensão das novas calçadas. Por serem árvores de pequeno porte, não interferirão no trajeto dos pedestres e nem no fluxo de veículos ao longo da Avenida. Várias cores foram selecionadas para colorir o passeio. Além disso, a espécie é de fácil manutenção e só precisa ser podada uma vez ao ano.