Classe quer 11% de aumento salarial

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb) realizou na manhã deste domingo (23), no auditório do sindicato, a primeira reunião da assembleia geral da Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015. No encontro, os trabalhaores ouviram a leitura da pauta e definiram os itens das reivindicações. Por unanimidade, todos os artigos foram aprovados pelos presentes.

A data base do Sintimmmeb para fechar o acordo é 1º de maio. Entre as principais reivindicações estão: a estimativa do índice de porcentagem de aumento de salário definido foi de 11% e o aumento do piso da categoria para R$ 1,5 mil. Atualmente, o piso está em R$ 980. Outro quesito no documento é a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução da remuneração. A classe, hoje, trabalha 43,5 horas por semana.

O Sintimmmeb é o único que conseguiu, como categoria, jornada menor que 44 horas e busca, neste ano, redução ainda maior para seus associados. Um dos itens inclusos no rol de reivindicações é o intervalo de 10 minutos a cada uma hora de trabalho em dias que a temperatura oficial ultrapassar 35º. A diretoria entendeu essa necessidade devido à forte onda de calor ocorrida no início de 2014. Houve casos de trabalhadores que passaram mal dentro das fábricas e até mesmo casos de desmaio, em função do forte calor.

Além disso, foi votada a manutenção do plano de saúde, pagamento de 50% dos medicamentos com receita e a manutenção das demais cláusulas sociais. O documento será encaminhado ao sindicato patronal ainda nesta semana e, em seguida, será iniciada a negociação. "A Convenção Coletiva é a hora de mostrarmos a união da nossa categoria para melhorar as condições de trabalho do nossos trabalhadores e trabalhadoras.

As nossas reivindicações visam tornar mais justas as relações de trabalho entre empregador e trabalhador, tanto em questões de segurança, remuneração e qualidade de vida", salientou o presidente do Sintimmmeb, José Isaías Vechi.

LDO