O psicólogo, Jones Dias, esteve na programação da Rádio Cidade na manhã desta terça-feira (14) para falar sobre a saúde mental da comunidade nesse momento diferenciado que vivemos em função da pandemia do Coronavírus. Conforme ele, cada um terá uma reação.
“Cada um vai vivenciar de uma maneira diferente esse momento, por isso não existe uma formula mágica, mas temos algumas orientações. Até certo ponto é normal e natural se sentir desconfortável em algum momento com essa situação. Mas nós tentamos desestimular as atividades negativas e potencializar as positivas”, explicou ele.
Em relação ao convívio familiar, que tem sido mais intenso, Jones destaca a necessidade da empatia, de se colocar no lugar do outro, para que essa convivência seja a mais leve possível. “A família está mais unida, podemos dizer que isso pode ser um ponto positivo, claro, pode haver alguns atrito, o que é normal, mas é importante saber lidar com esse convívio entre familiares”, salientou o psicólogo.
Para encarar a situação, Jones recomenda ponderação. “É preciso filtrar as informações, principalmente as falsas, que podem gerar mais ansiedade. É importante desfocar também, e fazer algo que goste, para desconectar um pouco, assistir filme, séries, fazer exercícios, algo que a pessoa encontre prazer”.
Para as crianças ele salienta a importância de manter uma rotina. “É importante passar as orientações para as crianças, mas de forma muito leve, lúdica, para evitar que as crianças tenham contato com essas informações pesadas. Importante também estabelecer rotina, de estudo, alimentação, sono, diversão”.
Jones a partir do dia 20 de abril até 20 de maio realizará a terceira edição do projeto Desafio Saúde Mental, clique aqui e tenha mais informações e saiba como participar. Lembrando que a ação é gratuita.