Associação reclama desrespeito ao Plano Diretor

Após vários ofícios e comunicados enviados ao Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), pedindo fiscalização no Bairro Jardim Maluche, e não obter resposta, a Associação de Moradores local decidiu acionar o Poder Legislativo, assegurando o cumprimento do Plano Diretor. Segundo a presidente da entidade, Jussanan Graczky, o documento que foi enviado à Câmara de Vereadores pretende assegurar o direito dos moradores mais antigos do bairro que observam um crescimento desordenado naquela localidade.
Os moradores reclamam que estão sendo executadas obras no Jardim Maluche que não obedecem o Plano Diretor no que diz respeito às áreas de estacionamento, aos recuos, que devem ter seis metros nas faixas centrais, e, também, a construção de comércio em setores não permitidos e que não estão sendo fiscalizados.
Como a gente não teve muito retorno da parte do Ibplan, coube apelar para a Câmara de Vereadores, que tem o poder de fiscalização, para ver no que podem ajudar a Associação de Moradores, ressalta Jussanan.
A presidente explica que o Jardim Maluche se divide em três áreas de zoneamento, sendo a primeira estritamente residencial, a zona dois, que compete em alguns casos a consulta junto a Associação de Moradores, e a zona três, que permite a instalação de comércio, mas que tem que respeitar alguns critérios.
Alguns moradores mais antigos estão questionando a gente que há anos precisam cumprir a lei e que, hoje, por parte da Prefeitura, não está tendo fiscalização, principalmente na Rua Nereu Ramos, esclarece a representante da comunidade.
Jussanan relatou que não há previsão da ida de grupo de ao Legislativo nesta terça-feira, mas que espera que os vereadores cobrem uma ação do Ibplan para o devido cumprimento do Plano Diretor do Jardim Maluche.