(VÍDEO) Diretor do Samae explica aumento na tarifa de água

O diretor-presidente do Samae de Brusque, William Molina, explicou o aumento da tarifa de água anunciado na última semana e que causou um descontentamento nos brusquenses.
Molina explica que o valor aprovado pelo AGIR foi de 6,953%, porém como no ano de 2022 houve uma defasagem por conta da pandemia, e o valor residual de 1,935% foi acrescentado neste reajuste, totalizando o valor de 8,888%. Atualmente a tarifa é de 33,84 reais e com o reajuste passará para o valor de 36,84 equivalente a aproximadamente três reais de aumento.
Segundo ele, com esse valor é possível ter condições de arcar com os custos operacionais e de fazer novos investimentos para melhor atender a população de Brusque.
“sem esse reajuste o Samae ficaria muito aquém das necessidades que teria, manter o custeio da produção de água e a entrega”.
Brusque está no limite com a produção de água, capaz de atender 100% da população, porém a população está crescendo e buscamos novas formas de produção de água, aumentando a nossa capacidade de produção, porém não basta só produzir, temos que pensar na distribuição também.
Molina também comentou que a capacidade da ETA central é de 400 litros de água por segundo, e no momento de maior consumo, a cidade consome 420 litros por segundo, causando um déficit, com o aumento da ETA central irá aumentar a capacidade de produção.
O reajuste na tarifa passa a valer no mês de maio.